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Susp. Ar 04, 06 ou 08 Válvulas?

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Susp. Ar  04, 06 ou 08 Válvulas? Empty Susp. Ar 04, 06 ou 08 Válvulas?

Mensagem por Colecionador Dom Abr 03, 2011 12:36 am

Antes de instalar seu kit de suspensão a ar, atente para o esquema de ligação e quantidade de válvulas.
Leve sempre em consideração a sua segurança.

04 VÁLVULAS - Básica

É o tipo de ligação mais econômico.
Cada par de bolsas (dianteira/traseira) possui suas bolsas interligadas.

Vantagem:

* Nivelamento: Por estarem interligadas, não existe o problema de nivelamento do veículo.

* Pressão real do sistema com apenas 03 manômetros: Utilizando 03 manômetros é possível controlar a pressão do sistema com exatidão:
- 01 para a dianteira (bolsas interligadas)
- 01 para a traseira (bolsas também interligadas)
- 01 manômetro para o cilindro.

* Preço e manutenção: Por ser uma configuração mais econômica, facilita a manutenção, e a reposição de válvulas é menos despendiosa.

* Maior Conforto: Por existir transferência de ar entre as bolsas, o veículo fica mais confortável.

Desvantagem:

* Estabilidade: Por causa da transferência de ar entre as bolsas, o carro perde estabilidade, principalmente andando baixo.
Várias pessoas que possuem o sistema com 04 válvulas reclamam do pneu pegando no pára-lama ao entrar em curvas.

* Velocidade: Por ter uma válvula para subir a dianteira e outra para descer (o mesmo ocorre para a traseira), a velocidade é inferior.

06 VÁLVULAS - Avançada

É o tipo de ligação um pouco mais caro, porém com algumas vantagens em relação ao esquema de 04 válvulas.
Geralmente as empresas de instalação utilizam esse tipo de configuração deixando as bolsas traseiras interligadas e as dianteiras independentes.

Vantagem:

* Pressão real do sistema com apenas 04 manômetros: Utilizando 04 manômetros é possível controlar a pressão do sistema com exatidão:
- 02 para a dianteira (bolsas independentes)
- 01 para a traseira (bolsas interligadas)
- 01 manômetro para o cilindro.

* Estabilidade: Pelo fato da dianteira trabalhar com as bolsas independentes, ganha-se estabilidade em curvas.

* Velocidade: A velocidade para subir e descer a dianteira é superior pois possui duas válvulas para subir (uma para cada bolsa)
e duas válvulas para descer. A traseira possui a mesma velocidade da instalação com 04 válvulas.

Desvantagem:

* Nivelamento da dianteira: como a dianteira trabalha com as bolsas independentes, pode ocorrer uma diferença de nivelamento.
Principalmente ao regular a altura da dianteira em local desnivelado.

* Preço: Possui um custo um pouco mais dispendioso que a instalação com 04 válvulas.

Observação: Algumas empresas conseguem configurar a instalação com 06 válvulas trabalhando com todas as bolsas independentes.
Isso é possível utilizando 02 válvulas para subir (frente/traseira) e 04 válvulas para descer (uma para cada bolsa).
A saída da válvula para subir possui antes de cada bolsa uma válvula de retenção que não deixa o ar ser transferido entre as bolsas.
Esse esquema de ligação ainda é pouco difundido.

08 VÁLVULAS - Independente

É o tipo de ligação um pouco mais caro, porém com um grande diferencial de estabilidade.
A maioria dos carros que possuem suspensão a ar possuem esse tipo de instalação.

Vantagem:

* Pressão real do sistema com apenas 05 manômetros: Utilizando 05 manômetros é possível controlar a pressão do sistema com exatidão:
- 02 para a dianteira (bolsas independentes)
- 02 para a traseira (bolsas independentes)
- 01 manômetro para o cilindro.

* Estabilidade: Pelo fato de trabalhar com todas as bolsas independentes, ganha-se estabilidade em curvas.

* Velocidade: A velocidade para subir e descer é superior a todos os tipos de instalação citados.
Possui 01 válvula para subir e outra para descer para cada bolsa.

* Exibição: Quando instalada com controle de 08 canais ou 02 controles de 04 canais, permite que o carro desça frente/traseira ou direita/esquerda. A galera fica louca.

Desvantagem:

* Nivelamento: Por trabalhar com válvulas diferentes para cada bolsa, pode ocorrer problemas de nivelamento.
Principalmente se for realizada uma regulagem de altura em local desnivelado.
* Preço: Possui o maior custo para a instalação, por utlizar mais válvulas.

04, 06 ou 08 Válvulas?
A escolha é do cliente, mas tenha pleno conhecimento do produto que está adquirindo.

Aconselho que pelo menos a dianteira trabalhe com bolsas independentes para privilegiar a estabilidade.
Para isso são necessárias 06 válvulas.
Se dentro do véiculo for instalado um controle para cada válvula será uma condição ideal. Ainda mais quando se possui bolsas independentes.
Se bolsas trabalham interligadas, um vazamento literalmente crava o carro no chão!

Se a configuração possuir bolsas independentes (06 ou 08 válvulas) é essencial medir a pressão de cada bolsa que trabalha independente.

Tive em meu carro um sistema com 08 válvulas, porém com apenas 03 manômetros:
- 01 para a dianteira (medindo a pressão da bolsa direita)
- 01 para a traseira (medindo a pressão da bolsa esquerda)
- 01 para o cilindro.

Como sempre, a lei de Murphy não falha!
A válvula dianteira esquerda travou descendo. Como o manômetro estava medindo a pressão da dianteira direita, fui perceber quando o pneu começou a raspar no pára-lama. Pelo manômetro estava tudo Ok, mas o meu carro estava no chão.
Por isso aconselho medir a pressão de cada bolsa para sistemas independentes.

Existem no mercado manômetros com 02 ponteiros (air lift por exemplo) que podem evitar encher o carro de manômetros.
Susp. Ar  04, 06 ou 08 Válvulas? 54

Existem também manômetros digitais que permitem visualizar a pressão das 04 bolsas.
A vantagem desses é que não precisa passar mangueira para dentro do carro, apenas fios.
Susp. Ar  04, 06 ou 08 Válvulas? DD-ODYR-19-5



Bom, é isso...
Espero ter ajudado.

Abraços Galera .

FONTE
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Susp. Ar  04, 06 ou 08 Válvulas? Empty Re: Susp. Ar 04, 06 ou 08 Válvulas?

Mensagem por Albeny (Nakappa) Dom Abr 03, 2011 7:07 pm



baum tambem,,, concerteza ajuda,,, muito ai querem colocar acha bunito,, mas naum imagina a conseqüência la na frente!!!,,, belo topico
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