Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Mensagem por Albeny (Nakappa) em Qua Mar 23, 2011 12:04 pm

Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Como instalar uma sonzera no seu carro? Veja na categoria Som Automotivo o passo a passo pra voce curtir de fato um som no seu carro.

Pra iniciar temos que aprender alguns conceitos básicos sobre som, impedância, distorção e potência. Mas vamos por partes, como Jack, o Estripador. hehehehe

Na parte 1, vamos aprender um sistema simples (Original) e outro mais profissional, mas sem deixar de lado a qualidade do som. Pra começar vamos ultilizar um conceito de som automotivo coerente e com o que voce já deva ter no carro, muitas vezes o que temos já serve, o que basta é instalar e aceitar os conceitos pois não são simplesmente autofalantes e aparelhos.

Instalação básica (Original) 1



Radio CD player – O aparelho vai depender do que voce precisa, pode ser CD-Player, DVD-Player, MP3 e outras finalidades. Indicamos marcas de mercado como JVC, Panasonic, Sony e Pioneer, pois são os mais em conta e mais achados no mercado, devido ao seu custo benefício e grande variedade no mercado. A faixa de preço desses aparelhos gira em torno de R$ 350,00, podendo passar a mais que isso dependendo das características de cada aparelho.

Kit 4 autofalantes coaxial – Bom, neste quesito a infinidade de opções interfere no preço, porém não muito no resultado final, pois o que vai importar é a força do aparelho, ela vai limitar os altofalantes. Podendo se comprado na proporção errada, ou seja, falantes mais fracos que o rádio podem causar a distorção e fadiga dos mesmo, causando a perda da qualidade e no caso contrario pode ocorrer a queima do falante. Neste caso a faixa de preço também depende de marcas e modelos. Usamos para base de preço o Kit Bravox, que tem um redimento condizente com o esperado e a um preço acessível: R$ 110,00.

Cabos – Os cabos tem a sua importância sim, uma instalação de excelência, por mais simples que seja o som, te permite maior fidelidade do som e a segurança dos aparelhos e nao custam mais do que R$20,00.

Par de capacitores – Normalmente se opta por capacitores de 100uF despolarizado (impõe corte de frequencia em 400Hz), Os mesmo devem ser instalados nos falantes da frente para cortar as baixas frequências e evitar as distorção. Preço R$ 2 a 3 reais cada.

Total do investimento – R$ 486,00 (preço médio de mercado).

Instalação Qualidade 1




Neste caso estamos acrescentando um Subwoofer e um amplificador (Potência). Claro que tudo deve ser analisado quando passamos a este ponto, pelo fato da instalação ser mais profissional e afim de gerar um som automotivo de qualidade é nescessário fazer algumas contas. Segue um esquema que pode ser utilizado em qualquer carro, sem uma perda agressiva de espaço, porém um ganho absurdo de amplitude sonora e qualidade.

Rádio CD-Player – Neste caso aconselhamos a aquisição de aparelhos de maior qualidade e fidelidade sonora, caso da Clarion e Alpaine. Já conhecidos no mercado como “TOP de Linha”, quem tem uma quantidade de saidas suficientes, para que voce possa equalizar o sistema de som. Aconselho aparelhos com saidas maiores de 45 Watts e saidas RCA.
Uma dica é o Clarion Dxz479mp encontrado pelo preço de R$ 600,00 aproximadamente. (Vale a Pena).

Kit MidBass 2 Vias 6″ – São falantes compostos, um falante de 6″ para a emissão do médio e grave e um tweeter separado para os agudos, fazendo com que não haja distorção e qua o kit possa ser utilizado com mais potência. A divisão das frequencias faz com que voce sinta o som presente em todo o carro.

Existem uma gama muito diversificada de produtos, mas quando chegamos neste patamar de qualidade, pra exigirmos precisamos pagar, e podemos dispor desde kits a R$ 250,00 à impressionantes R$ 2.400,00, que é o caso da linha de fibra de carbono da Bravox.

Par Autofalantes Triaxiais 6×9″- muito cuidado, esta é uma das horas que mais nos enganamos, e onde pode ocorrer a frustração do seu sistema de som. A qualidade dos alto falantes é muito importante, não se deixe enganar com anuncios de 500 Watts, os melhores normalmente vem com potências mais baixas, porém são potências reais. A dica é: Compre marcas reconhecidas no mercado e com qualidade de acabamento. Normalmente é o que voce está pensando, mas este são mais caros. Qualidade, nem sempre vem aliada a preço baixo. Mas neste caso a indicação é o Bravox New Ultra 69 que voce encontra a R$ 290,00.

Amplificador (Potência) – O amplificador deve ser escolhido com calma, deve-se estudar a possibilidade de você tomar gosto pela coisa e querer mais tarde aumentar a quantidade de som. Isso é normal, mas precisa estar preparado, então vou dar uma dica das antigas. Nada melhor pra um começo de qualidade do que a Roadstar Power One de 2.400 Watts. Ela empurra facil o que vai estar neste projeto e suporta que se dobre o projeto sem precisar de uma aumento no amplificador. Ela é antiga porém facilmente encontrada nova. O preço também é antigo e por isso ela sai por apenas R$ 450,00 aproximadamente.

Caixa DUtada – Dependendo do tamanho do altofalante e do espaço que você quer ocupar no seu porta-malas, é necessário que se faça o cálculo da litragem do Sub pra que voce possa extrair o maximo do grave que ele dispõe. Esse ramo evoluiu muito com as caixas de fibra que poder ser moldadas. Mas uma Basica em MDF custa em média R$100,00.

Subwoofer – Como os outros componentes, varia dependendo com a vontade do cliente, mesmo sabendo que alguns subwoofer de 10″ batem como alguns de 12″ ou até de 15″, algumas pessoas querem impressionar pelo tamanho. Minha dica vai para os comedidos que querem um “Puta Grave” com apenas 10″. Bravox New UPX 10D, que impressiona e tremme tudo com os seus 400 Watts e um preço compatível com a potência R$ 300,00.

Cabos, Conectores, Porta Fuzivel, RCA, etc – R$ 120,00

Total do investimento – R$ 2.150,00 (Preço em média de mercado). Lembrando que a alteração de componentes resulta no preço.

Bom, aqui estão duas maneiras fãceis de montar um som, uma barata e uma de qualidade pra começar a assistir filmes no DVD do carro… hehehehe

_________________


...sempre Kadetteiro!!!
avatar
Albeny (Nakappa)
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1932
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 31
Localização : Timoteo - MG

Ver perfil do usuário http://www.carangosduvale.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Mensagem por Colecionador em Qua Mar 23, 2011 1:05 pm

Párabens lek muito massa o topico.
avatar
Colecionador
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1253
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Mensagem por Albeny (Nakappa) em Qua Mar 23, 2011 6:51 pm



foi assim que comecei com meu pequenino som,,, agora to com 2 de 15" na caixa,,, esperando alguns complemento,,, tipo 4 cornetas jarrões,,, kkkkkk

aos poucos chego la!!!

_________________


...sempre Kadetteiro!!!
avatar
Albeny (Nakappa)
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1932
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 31
Localização : Timoteo - MG

Ver perfil do usuário http://www.carangosduvale.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Mensagem por weverton moura em Sab Jul 16, 2011 11:44 pm

fino o topico Very Happy
avatar
weverton moura
1.0 User
1.0 User

Mensagens : 1
Data de inscrição : 04/07/2011
Idade : 24

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Mensagem por Rodrigo Luiz Damasceno em Sex Ago 05, 2011 7:23 pm

existe diferença de som automotivos e som de competição, som automotivo é pra curtir e tirar onda, som de competição vc curti e abafa a concorrência. no meu palio tem um som básico, mas eu gosto e curto muito, e não tenho medo de abre o porta mala, no próximo encontro eu fico ligado e vou la me apresentar, e pode deixar qndo for ter algum por perto eu aviso aki tem. eu ja fui em muitas lojas em Ipatinga para montar som automotivo, e não fui bem atendido, esse grupo não conheço, mas boa sorte pra vcs, se vcs forem bons mesmo pode ter certeza que sera bem divulgada,
avatar
Rodrigo Luiz Damasceno
1.0 User
1.0 User

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/08/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Mensagem por Colecionador em Sab Ago 06, 2011 10:53 am

Fino o som dopalio mesmo eim, cara
demoro aparecer nos encontros.

_________________

É a Carangos Du Vale tem que respeitar é a melhor do estado e geral que fechar...
avatar
Colecionador
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1253
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Mensagem por Albeny (Nakappa) em Seg Ago 08, 2011 7:54 am

Rodrigo Luiz Damasceno escreveu:existe diferença de som automotivos e som de competição, som automotivo é pra curtir e tirar onda, som de competição vc curti e abafa a concorrência. no meu palio tem um som básico, mas eu gosto e curto muito, e não tenho medo de abre o porta mala, no próximo encontro eu fico ligado e vou la me apresentar, e pode deixar qndo for ter algum por perto eu aviso aki tem. eu ja fui em muitas lojas em Ipatinga para montar som automotivo, e não fui bem atendido, esse grupo não conheço, mas boa sorte pra vcs, se vcs forem bons mesmo pode ter certeza que sera bem divulgada,

Fala brother.... cola com nos que vc vai ver a diferença... aqui não tem melhor nem pior,,, é apenas um grupo de amigos que tem o msm gosto.. a msm paixão.... e os mesmos estilo... lembrando que a carangos ainda não é uma loja... mas quem sabe pode ser um projeto... um abraço!!! lol!

_________________


...sempre Kadetteiro!!!
avatar
Albeny (Nakappa)
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1932
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 31
Localização : Timoteo - MG

Ver perfil do usuário http://www.carangosduvale.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Som Automotivo. Como instalar uma sonzera no seu carro. PARTE 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum