Dica Suspenção
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Dica Suspenção
Suspenção
Este é o fator mais importante de todos os fatores relacionados a estabilidade. O primeiro passo é definir o aro. Um aro 15 já da um bom resultado, para um carro pequeno. Já um carro médio ou grande deve usar aro 16 ou 17. O pneu deve ser o mais largo possível e a altura é fundamental. Não use um diâmetro muito diferente do original, normalmente um pneu 2 cm maior no diâmetro funciona bem. A altura ( 60 50 40 etc) deve ser em função do aro escolhido.
A largura da roda deve ser proporcional a largura do pneu, uma roda muito mais larga que o pneu prejudica a estabilidade. Procure usar uma marca boa, é caro mais vale a pena.
Portanto um conjunto bem escolhido pode e faz muita diferença. Abaixo segue um exemplo da nomenclatura de pneu.
Exemplo: Toyo 205/45 VR 16
Toyo – Marca
205 – Largura = 20.5 cm
45 – Altura em relação a altura 45% de 20.5 cm neste caso 9.23 cm
V – Tabela de velocidade o V significa até 240 km/h
R – Radial
16 – Aro 16
Altura do carro
Como todos já sabem e gostam, um carro rebaixado alem de bonito permite que o centro de gravidade do carro abaixe, isso ajuda a melhorar o desempenho tanto em curvas, quanto em correções instantâneas para desviar de buracos etc. Mas não exagere, pois existem outros fatores importantes que influenciam até mais do que a altura do carro e com o carro muito baixo alguns parâmetros de alinhamento podem não ser atingidos, trazendo um efeito colateral de instabilidade no carro. No carro de carros com telescópio, este deve ser trabalhado para não perder o curso da suspensão.
Alinhamento
Um correto alinhamento também é fundamental para uma boa estabilidade. Use os parâmetros originais de fábrica, uma cambagem um pouco mais negativa que a original ajuda, mas lembre-se… sem exagero.
Amortecedores
Também fundamental no bom desempenho geral do carro, como nesta seção estamos visando curvas, não entraremos no mérito de arrancada, que serão mencionados em outra ocasião.
Quanto mais duros os amortecedores, menor será o conforto no carro, então não abuse na escolha, os amortecedores de Pista chegam a ser 90% mais duros que os originais. Para carros de rua de altura original, ou quase original, 20% mais duro já é suficiente para melhorar o carro tanto em curvas como em velocidades mais altas, em torno de 150 Km/h. Para velocidades maiores use em torno de 50% mais duros. .
Caso a escolha sejam amortecedores importados prefira os ajustáveis e marcas como Koni, Gabriel, Bilsten, etc. Caso opte por amortecedores mais baratos veja nossa seção de produtos.
Molas
Embora aqui no Brasil ainda não temos molas diferentes no mercado, iremos menciona-las. Molas um pouco mais duras, principalmente na dianteira ajudam a performance em geral, a relação entre a dureza da mola e o diâmetro das barras estabilizadoras darão conforto e estabilidade.
Barras Estabilizadoras
Também difícil de serem encontradas no mercado, barras estabilizadoras mais grossas ajudam a diminuir o “roll” da carroceria, ajudando muito a estabilidade do carro. Como essas dicas são genéricas, você pode tentar usar barras estabilizadoras de um modelo de carro maior de mesma marca, desta forma deve ser mais fácil fazer adaptações.
FONTE
Colecionador- Admin + V6
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