Carangos Du Vale
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidades sobre Motores.... Parte 1

Ir para baixo

Curiosidades sobre Motores.... Parte 1 Empty Curiosidades sobre Motores.... Parte 1

Mensagem por Albeny (Nakappa) Qui Mar 24, 2011 8:37 pm

Motores Volkswagen

A diferença visual entre os motores AP 1.6, 1.8 e 2.0 da Volkswagen está no código gravado, em alto relevo, entre o distribuidor e a bomba de combustível. Os códigos usados pela montadora nesses motores são:
Curiosidades sobre Motores.... Parte 1 At1016vturbo

1.6 a gasolina, UNC
1.6 a álcool, UPC
1.8 a gasolina, UDC
1.8 a álcool, UEC
2.0 a gasolina, UQD
2.0 a álcool, URB

Peugeot 206

A únicas diferenças externas entre os primeiros Peugeot 206 1.6 importado com 8V (90 cv) e o nacional de 16V são os adesivos "16V" em vermelho na tampa traseira, e o "110 cv" na lateral do nacional.

Honda Fit

A única diferença externa entre o Honda Fit 1.3 e o 1.5 está no logotipo. O ponto do "i" é azul na traseira do 1.5 e vermelho no 1.3.
Formação de borra no motor
Curiosidades sobre Motores.... Parte 1 Fitlogo

Cuide bem do motor do seu carro para não originar a formação de borra (óleo pastoso). Hoje com os motores modernos, qualquer deslize na manutenção é mais perigoso que nos motores mais antigos (AP e AE por exemplo).
Troque o óleo a cada 5000 km no máximo, substituir o filtro é fundamental.
Só abasteça em postos de confiança, desconfie de preços baixos.
Se você roda só na cidade, em congestionamentos, em trechos curtos, diminua a quilometragem de troca do óleo pela metade.
Substitua a água do radiador anualmente e utilize aditivo.
Mantenha o motor regulado.
Cor da fumaça

A coloração da fumaça pode indicar o problema no veículo. Se for cinza-azulada, o motor pode estar queimando óleo junto com a gasolina, por desgaste em retentor de válvulas ou nos anéis de pistões, o lubrificante invade a câmara de combustão.
Se a coloração for escura, é sinal que a mistura ar-combustível está muito rica em gasolina e o resultado é uma queima incompleta. Nos momentos iniciais de funcionamento do motor, é natural que saia um pouco de fumaça branca, vapor de água, sobretudo em modelos a álcool e sob baixa temperatura externa. Após alguns minutos de funcionamento, o escapamento está aquecido e a água condensada evapora-se por completo.
Motor falhando ou morrendo em ponto morto

Quando o motor começa a engasgar ou morrer em ponto morto, é sinal de que o sistema de injeção eletrônica está com algum problema. O defeito mais comum é o entupimento do motor de passo, também conhecido como atuador da marcha lenta.
Sua função é controlar o fluxo de ar que vai para o motor em situação de repouso, isto é, câmbio em ponto morto e sem pressão no pedal do acelerador.
Com o tempo, a peça acumula sujeira que dificulta a passagem do ar e o motor passa a afogar por trabalhar com muito combustível e pouco ar. O defeito é bem frequente.
A substituição da peça é simples, mas requer uma checagem da programação do módulo da injeção.
Tipos de acionamento de válvulas

DOHC Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote): abertura e fechamento das válvulas realizados diretamente por duas árvores de comando de válvulas, usado em cabeçotes de 4 válvulas por cilindro
SOHC Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote): abertura e fechamento das válvulas realizados diretamente por uma árvore de comando de válvulas, usado em motores de 2 válvulas por cilindro
OHV Over Head Valves (válvulas no cabeçote): a árvore fica no bloco e não no cabeçote. As válvulas são acionadas por meio de varetas e balancins
Albeny (Nakappa)
Albeny (Nakappa)
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1932
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 38
Localização : Timoteo - MG

http://www.carangosduvale.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos