[Matéria] Válvula termostática - um item indispensável!!!

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[Matéria] Válvula termostática - um item indispensável!!!

Mensagem por ferginando em Qua Jan 18, 2012 11:52 am

Lembrando a todos: Essa matéria não serve pro Wayster por enquanto!!!


Arrefecer é resfriar o motor, que pode ser executado de duas formas distintas: direta, em que o calor produzido pelo motor é trocado com o ambiente (refrigeração por ar), e indireta, em que o calor é retirado pela circulação de líquido (refrigeração por água).

Como funciona
O motor está envolvido por câmaras d'água que circundam as áreas de pontos quentes (câmaras de combustão), em torno dos cilindros e do cabeçote. A água, depois de aquecida, se expande, passando a agir como um transportador de calor até o radiador, onde circula para realização da troca térmica (trocar calor com o ambiente -- ar), abaixando sua temperatura e permitindo que o calor seja absorvido por este líquido e trocado com o ar.

O sistema de arrefecimento é responsável pela rápida troca de calor, pois que a temperatura no momento da explosão atinge facilmente os 1.800° C. Por isso, o motor necessita de uma rápida queda de temperatura para a manutenção dos padrões de resistência dos materiais -- que se dilatam e contraem excessivamente, em função da variação de temperatura.

Componentes O sistema de arrefecimento é constituído basicamente de:

* Radiador: faz o resfriamento da água que vem aquecida do motor. Pode ser tubular, de colméia, faixas plissadas (lâmina d'água), vertical ou horizontal.

* Vaso de expansão: recipiente suplementar destinado a recolher o excesso de volume de água que se dilatou ao esquentar. Pode ser pressurizado ou selado (praticamente elimina o fenômeno de evaporação, tornando a tarefa de verificação de nível um ato esporádico).

É um compensador para as dilatações que a solução arrefecedora sofre. Quando a temperatura da solução sobe, fazendo-a expandir-se no sistema, o excesso é conduzido ao vaso de expansão. A diminuição da temperatura e da pressão, no processo de resfriamento do motor, cria depressão e a água é novamente aspirada para o radiador.

* Tampa de pressão: eleva o ponto de ebulição da água. Possui molas calibradas que estabelecem pressões ao sistema entre 0,5 e 1 kg/cm², o que dá os parâmetros de fervura d'água por volta dos 112°C, ao nível do mar.

Uma segunda válvula é também responsável pelo alívio da pressão interna, através do trabalho das molas calibradas na tampa do reservatório -- as válvulas de sobrepressão, que se encontram na tampa do reservatório. Em caso de defeito, podem gerar problemas de grandes proporções. São um componente de baixo custo que leva muita gente para a oficina.

* Ventilador ou hélice: tem como principal tarefa forçar a passagem do ar externo através das galerias do radiador (dutos, lâminas ou faixas, de acordo com o projeto), refrigerando assim o fluxo de água em seu interior. Pode ser acionado pelo próprio motor (através de correias), por acoplamento viscoso (através de aplicação de um fluido viscoso de alta resistência, geralmente silicone, no interior do cubo do ventilador -- nas baixas rotações, sua resistência trava o cubo de encontro ao rotor, desligando o ventilador; assim ele gira acoplado só quando houver necessidade de retirar calor, sem consumir energia do motor) ou ter seu acionamento por comando elétrico (acionado por um interruptor térmico).

* Mangueiras: condutos externos pelos quais circula o líquido de arrefecimento. Devem ser observadas quanto a fissuras (trincas), enrijecimento e flexibilidade exagerada, pois podem comprometer o motor, levando-o ao processo de fusão dos componentes internos.

* Bomba centrífuga (de recalque): recalca a água do bloco ao radiador, isto é, um acelerador de circulação. Geralmente acionada de forma mecânica, pelo virabrequim através de correia, faz com que haja circulação constante de líquido ou solução por todo o circuito.

* Termostato ou Válvula Termostática: agente controlador da temperatura de funcionamento do motor. É o responsável pela manutenção dos coeficientes de dilatação do motor, fazendo com que o conjunto opere em uma faixa de grau térmico definido. Quando a água está fria, o termostato permanece fechado e a solução refrigerante não circula através do radiador, mas apenas nas galerias do bloco e cabeçote, proporcionando um rápido aquecimento do motor.
Age controlando a velocidade com que a água circulará pelo circuito. Exemplificando: se a velocidade de passagem da água pelo radiador for muito rápida, a solução esfria e, ao retornar ao motor, ocorre um choque térmico e a contração do material. Na ausência da válvula termostática, a água passará muito rapidamente pelos componentes internos, não havendo tempo para a realização da troca de calor.

Temperatura ideal
O motor precisa funcionar em uma temperatura pré-estabelecida, nem muito aquecido, nem muito frio. Quando frio demais (cerca de 40° C), o desgaste dos cilindros pode chegar a ser seis vezes maior do que quando a 90° C, sem contar que o motor trabalhará com duas temperaturas diferentes, uma na frente do motor e outra nos cilindros do fundo, em caso de motor longitudinal. E o consumo aumenta em torno de 15%.

O líquido de arrefecimento é uma solução de água e etilenoglicol, produto que evita sua ebulição (fervura) a 100°C e congelamento a 0°C. Possui também ação antiespumante e antioxidante, ponto de ebulição a 128°C (sob pressão de 1 kg/cm²) e viscosidade similar à do óleo lubrificante.

Seguindo a Teoria Acima, Retirar a Válvula Termostática é mais uma mania estúpida de mexânico. PREGUIÇA E A FALTA DE CONHECIMENTO faz o idiotinha do mexânico achar a solução mais fácil, prática e BURRA. Retirar a Válvula.



Publicado no fórum kadetteiros by No fear

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Re: [Matéria] Válvula termostática - um item indispensável!!!

Mensagem por Colecionador em Qua Jan 18, 2012 6:19 pm

Suspect
Obrigado pela parte que me toca.
Mas otima materia

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Re: [Matéria] Válvula termostática - um item indispensável!!!

Mensagem por Weberte_Silva (Mulambo) em Qua Jan 18, 2012 6:59 pm

Colecionador escreveu: Suspect
Obrigado pela parte que me toca.
Mas otima materia

Esquenta nao Wayster( Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil )
quem sabe daqui uns dias ce nao vai ta sozinho nesse ramo!!!!! heheheheheheheheh
(fusca a vista, laranja) vamo ver ne!!!!!

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Re: [Matéria] Válvula termostática - um item indispensável!!!

Mensagem por Colecionador em Qui Jan 19, 2012 6:20 am

To gostando eim cheers

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Re: [Matéria] Válvula termostática - um item indispensável!!!

Mensagem por Albeny (Nakappa) em Qui Jan 19, 2012 6:26 am


webert de fusca... para fi... vc num cabe la dentro não!!! kkkkkkkkkkkkk

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Re: [Matéria] Válvula termostática - um item indispensável!!!

Mensagem por ferginando em Qui Jan 19, 2012 7:32 am

Albeny (Nakappa) escreveu:
webert de fusca... para fi... vc num cabe la dentro não!!! kkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkk

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Re: [Matéria] Válvula termostática - um item indispensável!!!

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