Alinhamento!!!Saiba quando alinhar as rodas do seu carro!!
3 participantes
Página 1 de 1
Alinhamento!!!Saiba quando alinhar as rodas do seu carro!!
Para o bom funcionamento dos sistemas de freios, suspensão e pneus é necessário que o veículo esteja com as suas rodas alinhadas de acordo com as recomendações do fabricante. O alinhamento é o ato de se regular os ângulos de uma roda. O alinhamento é feito com base em quatro critérios ou ângulos: convergência, divergência, caster e cambagem.
A convergência é mesurada a partir do plano horizontal, na qual a parte frontal das rodas estão em ângulo de convergência. A convergência em excesso faz o carro rodar com arrasto lateral e provoca desgaste na banda de rodagem e nas raias internas no pneu.
A divergência é medida no plano horizontal e acontece quando a parte frontal das rodas formam um ângulo de divergência, afastando-se uma da outra. Grau excessivo no ângulo de divergência provoca desgaste na banda de rodagem e nas raias externas no pneu.
O ângulo caster é a inclinação do braço de suporte na roda no sistema de suspensão. O ângulo caster é o responsável por uma condução suave e sem trepidações. Caster em excesso pode causar vibração no veículo e trajetória não linear.
Quanto ao ângulo camber, ou cambagem, é a inclinação da roda no plano vertical. Pode ser cambagem positiva (rodas inclinadas na parte interior) ou cambagem negativa (rodas inclinadas na parte exterior). O desajuste na cambagem provoca desgaste excessivo dos pneus na parte interna ou externa e faz com que a direção sempre esteja pendendo para um dos lados.
Sinais de problemas:
São sinais de que o seu carro está com desajuste no alinhamento das rodas quando:
1) Ao soltar a direção, o carro não seguir uma trajetória reta pendendo para a direita ou para a esquerda.
2) Desgaste desigual dos pneus.
3) Trepidações quando em movimento mesmo em terreno plano.
4) Quando acionado os freios, o veículo pender para um dos lados.
Solucionando problemas:
Para o bom funcionamento do seu carro, recomenda-se que seja feito a alinhamento à cada troca de pneus ou em cada 10.000 Km. No entanto, impactos nas rodas poder provocar o desalinhamento dos ângulos e em qualquer sinal de problema você deverá alinhar as rodas do veículo para prevenir o desgaste dos componentes e dos pneus.
A convergência é mesurada a partir do plano horizontal, na qual a parte frontal das rodas estão em ângulo de convergência. A convergência em excesso faz o carro rodar com arrasto lateral e provoca desgaste na banda de rodagem e nas raias internas no pneu.
A divergência é medida no plano horizontal e acontece quando a parte frontal das rodas formam um ângulo de divergência, afastando-se uma da outra. Grau excessivo no ângulo de divergência provoca desgaste na banda de rodagem e nas raias externas no pneu.
O ângulo caster é a inclinação do braço de suporte na roda no sistema de suspensão. O ângulo caster é o responsável por uma condução suave e sem trepidações. Caster em excesso pode causar vibração no veículo e trajetória não linear.
Quanto ao ângulo camber, ou cambagem, é a inclinação da roda no plano vertical. Pode ser cambagem positiva (rodas inclinadas na parte interior) ou cambagem negativa (rodas inclinadas na parte exterior). O desajuste na cambagem provoca desgaste excessivo dos pneus na parte interna ou externa e faz com que a direção sempre esteja pendendo para um dos lados.
Sinais de problemas:
São sinais de que o seu carro está com desajuste no alinhamento das rodas quando:
1) Ao soltar a direção, o carro não seguir uma trajetória reta pendendo para a direita ou para a esquerda.
2) Desgaste desigual dos pneus.
3) Trepidações quando em movimento mesmo em terreno plano.
4) Quando acionado os freios, o veículo pender para um dos lados.
Solucionando problemas:
Para o bom funcionamento do seu carro, recomenda-se que seja feito a alinhamento à cada troca de pneus ou em cada 10.000 Km. No entanto, impactos nas rodas poder provocar o desalinhamento dos ângulos e em qualquer sinal de problema você deverá alinhar as rodas do veículo para prevenir o desgaste dos componentes e dos pneus.
Re: Alinhamento!!!Saiba quando alinhar as rodas do seu carro!!
quando eu peguei o corsinha a direçao dele era um show...parecia um opala pregado no chao...se tinha ki fazer academia pra poder virar a direçao...era muito pésada...os 4 pneu tava literalmente no arame...tudo desalinhado...era uma beleza...ai troco os pneu..alinho balancio...eu fui pro cell...fiko show...se passa numa lombada...carro passa numa boa...antes se passava...o carro ia do otro lado da rua...otro nivel ta...
maverik- 1.8 user
- Mensagens : 339
Data de inscrição : 05/09/2011
Idade : 30
Localização : Timóteo, MG
Re: Alinhamento!!!Saiba quando alinhar as rodas do seu carro!!
kkkkkkkkk.. alinhamento e balanceamento é um fato indispensável jovem... principalmente para a vida ultil do pneu!!!!
Tópicos semelhantes
» Saiba quando é hora de trocar a correia do motor
» quem disse que carro anda com 4 rodas...
» Ultilidade Publica... Conjuntivite, saiba como prevenir
» Quando não atendo o celular
» Quando falo de Antigos....
» quem disse que carro anda com 4 rodas...
» Ultilidade Publica... Conjuntivite, saiba como prevenir
» Quando não atendo o celular
» Quando falo de Antigos....
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|