Limpeza do sistema de ventilação positiva do Cárter - Monza, Kadett, Vectra A

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Limpeza do sistema de ventilação positiva do Cárter - Monza, Kadett, Vectra A

Mensagem por Colecionador em Qui Mar 31, 2011 1:37 pm

Limpeza do sistema de ventilação positiva do Cárter - Monza, Kadett, Vectra A
Por: Marlon Wagner
"Sistema de ventilaçao positiva do cárter (respiro) Amigos,muitas vezes temos problemas com marcha lenta ou falha do motor,e não prestamos a atenção para devida manutenção desse importante sistema presente no motor do carro,muitos reparadores esta passando por cima desse detalhe,que e bem simples,porem exige atenção!

Explicação do sistema: Sistema de ventilação positiva do Carter ( respiro) Durante o ciclo de potência da combustão,certa quantidade de combustível não queimado,gases altamente corrosivos e vapores de água passam para o Carter através dos anéis dos êmbolos (pistões). Para evitar que esses produtos deteriorem o oleo lubrificante do motor, o que causaria sérios danos ao mesmo,eles são removidos do cárter através da circulação de ar fresco proveniente do filtro do Ar. Após sua mistura com o ar,vão para o filtro do ar e coletor de admissão e dae para os cilindros para serem queimados ,já que sendo altamente poluentes, eles não podem ser liberados na atmosfera. O entupimento da conexão ,válvula ou mangueira desse sistema pode causar: Marcha lenta irregular Marcha lenta baixa Vazamento de óleo Presença de óleo no filtro do ar Borra no Carter Uma mangueira com VAZAMENTO pode causar: Marcha lenta irregular Marcha lenta alta Falha no motor Fotos do sistema e correta manutenção...



Mangueira fora da carcaça do filtro do ar



Mangueira montada na carcaça e ao lado sensor MAP (peca quadrada)





Mangueira obstruida por borra....Eu quebrei a mangueira para voces poderem ver como o combustivel obstruio a mangueira por completo,isso e comum a carros movido a gasolina...







Mangueira nova....



Notem que a nova e justa e nao tera problemas de entrada falsa de ar..ja a antiga....



Localização do numero original



Valvula que controla abertura do Termac!



Termac na entrada do filtro do Ar....
Termac e uma capsula acionada a vacuo que permite a entrada de ar quente no motor para melhorar a mistura ar combustivel......



Valvula que aciona o Termac
Vista por cima.....



Esse e o cano de vacuo no coletor....
Logo abaixo do TBI ou carburador..



O mesmo cano,porem sem o tbi ou carburador em cima



Desentupa ele..geralmente ta entupido
Ainda mais se for a gasolina.....use uma agulha ou outro objeto comprido e fino e um limpa TBI (descarbonizante)





Se....
Voce retirou o carburador ou o TBI,coloque o dedo por dentro do coletor,voce sentira na ponta do dedo quando a agulha encostar e vera tb o produto quando for pulverizado..enquanto isso nao ocorrer....maos a obra!

Agora.....
Que voce trocou a mangueira,gastou R$25,00 nela,comprou descarbonizante e fez uma boa limpeza no cano de vacuo,e claro deu uma limpada basica no carburador ou TBI (nao e necessario desmonta-los para uma limpeza surperficial ta) e hora de montar tudo de novo.....
Ou seja,sera a operacao inversa,monte tudo com muito carinho e cuidado,especial atencoa deve ser dado a carros com injecao,no ato de colocar a mangueira do SENSOR MAP NO LOCAL CORRETO,CASO AO CONTRAIO O SINTOMA SERA ESSE:

Ao dar a partida,o carro pega,em seguida eleva a rotacao e acende a luz de injecao,logo apos o carro morre.

Portanto rapaziada,muita atencao na hora de desmontar as manguiras,para poder montar certo,outra magueira e a do respiro do tbi ao canister,seela ficar solta,voce tera forte cheiro de combustivel ao funcionar o carro e trafegar com ele......

Depois de montado,antes de dar a partida deixe somente a mangueira de vacuo embaixo do coletor desconectada,pois voce tera que testar se vai ter vacuo ali ou nao.
Pise fundo no acelerador (ate o fim e nao solte)e de a partida,fazendo isso voce aciona o desafogador automatico da injecao,ou seja, o bico sera automaticamente desligado e o motor vai pegar com oque tiver no cilindro ( tera muito descarbonizante la,por isso nao ignore essa etapa..)

Caso...
Ele pegue,e porque ele tava afogado....do contrario ele nao pegara,e se pegar sera falhando e com luz de injecao acesa...normal,deslique o motor e agora sim de a partida da maneira correta,ou seja ,sem acelerar o carro.
Sera normal uma fumca bem azul e cheiro ruim logo que voce ligar o motor,isso e o descarbonizante sendo queimado..logo passa.
Lembra que voce deixou a mangueira de vacuo embaixo do coletor desligada?entao agora va la e ponha o dedo nela e acelere o motor,se se dedo for "sugado",e sinal que ali ta TENDO VACUO,OU SEJA ESTA FUNCIONANDO,RECONECTE A MANGUEIRA QUE VOCE TROCOU.
Monitore o funcionamento do carro,se o TBI ou carburador estiverem limpos e ajustados a marcha lenta devera estar estabilizada,deslique e ligue o carro apos quente varias vezes.....a lenta tem que estar firme sempre.
Ande com o carro cerca de 50Km,ao voltar abra a tampa do filtro do ar e verefique:
Nao pode haver sujeira de oleo no TBI ou carburador (bemm poquinho e normal).


A cada troca do filtro de ar,procure passar um descarbonizante no TBI ou carburador,e principalmente no cano de vacuo e sua mangueira,nao presisa claro desmontar tudo como vc fez agora,pois fazendo limpeza preventiva,numca mais seu carro tera esse problema de ventilacao do carter.

Esse procedimento aplica-se a todos os motores 1.6 1.8 .2.0 movidos a Alcoll ou gasolina, alimentados por Carburador ou Injecao.

Fonte

Colecionador
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens: 1253
Data de inscrição: 21/03/2011
Idade: 24

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Limpeza do sistema de ventilação positiva do Cárter - Monza, Kadett, Vectra A

Mensagem por Albeny (Nakappa) em Qui Mar 31, 2011 4:33 pm



vou testar com o meu hoje,,, tava querendo alguma coisa nova pra mexer nele!!
e ja vai postando ai como montar tudo de novo,,, pq acho q vou precisar depois de desmontado!

_________________


...sempre Kadetteiro!!!

Albeny (Nakappa)
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens: 1932
Data de inscrição: 21/03/2011
Idade: 28
Localização: Timoteo - MG

Ver perfil do usuário http://www.carangosduvale.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum