Freio-motor ajuda a estabilizar o carro em curvas rápidas?
3 participantes
Página 1 de 1
Freio-motor ajuda a estabilizar o carro em curvas rápidas?
Freio-motor ajuda a estabilizar
o carro em curvas rápidas?
Ao final da coluna do Bob Sharp, li um comentário que me surpreendeu: que o freio-motor não dá estabilidade ao carro na curva. Minha sensação diz exatamente o contrário. Mesmo que o carro não fique mais estável, a segurança é maior. Caso o carro comece a perder aderência, pode-se reduzir a pressão no acelerador e, por conseguinte, a velocidade, evitando-se pisar no freio. Parabéns pelo site. Qualidade indiscutível.
Gustavo Henrique d'Auria Monzani - São Paulo, SP
É preciso entender que a aderência do pneu à pista resulta de uma força lateral e de outra longitudinal, neste caso tração ou frenagem. Essa aderência tem um limite que, se ultrapassado, faz o pneu deixar de transmitir essas forças para o solo. Esse limite tem a forma de um círculo. Quando uma dessas forças ou ambas, combinadas, formam uma resultante que ultrapasse o círculo, temos a anulação de transmissão desses forças para o solo.
Veja, então, essas situações: 1) Na curva, o carro está no limite de aderência (dentro do círculo) e você acelera. Se for de tração dianteira, a frente tende a escapar ou escapa. Se for de tração traseira, o inverso. 2) Você entrou na curva em potência constante e um dos eixos começa a escapar. Você tira o pé do acelerador e o freio-motor atua no eixo motriz. O pneu, que já estava no limite, recebe uma componente longitudinal. O limite é ultrapassado e o eixo vai embora. Isso é tão mais acentuado quando maior for a potência do motor, inclusive no caso citado no primeiro item.
Essa questão do freio-motor na curva é tão importante que vários carros da categoria superior têm hoje um controle eletrônico, no programa de estabilidade, que evita o freio-motor em situações críticas. O acelerador eletrônico se encarrega de abrir ligeiramente, evitando que o motor freie o carro. Igualmente importante é o controle de tração, que surgiu antes dos programas de estabilidade e evita a patinagem de roda (excesso de força longitudinal) que leva à perda de aderência. Carro mais antigos e potentes, como o Opala 4100 e o Maverick V8, eram críticos nesse ponto. E o círculo de aderência diminui muito com piso molhado, razão para se ter mais atenção na velocidade em curva e na aplicação da força longitudinal, ou seja, acelerar e frear com mais cuidado.
Fonte:Best cars
Colecionador- Admin + V6
- Mensagens : 1253
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 34
Re: Freio-motor ajuda a estabilizar o carro em curvas rápidas?
A situação que ele expõe é diferente da qual vivemos normalmente.....ele está dizendo de situações em que o freio motor atua e vc está fazendo a curva no limite (pneu cantando creu velocidade 5)...aí sim, qualquer coisinha é suficiente pra perder o eixo e o carro rodar....
ferginando- Sub+1.8
- Mensagens : 1045
Data de inscrição : 29/03/2011
Idade : 37
Localização : Ipatinga
Re: Freio-motor ajuda a estabilizar o carro em curvas rápidas?
Mas se parar pra pensar realmente se tiver fazendo a curva rapido
e reduzir pra uma 4° por exemplo, a tendencia é sair a traseira mesmo.
DEpendendo da situação nem precisa ta correndo ne fi.
e reduzir pra uma 4° por exemplo, a tendencia é sair a traseira mesmo.
DEpendendo da situação nem precisa ta correndo ne fi.
Colecionador- Admin + V6
- Mensagens : 1253
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 34
Re: Freio-motor ajuda a estabilizar o carro em curvas rápidas?
tradutor Ferginando... mas é isso msm,,,
canso de ver neguinho de 5° ao maximo,,, e ao entrar na curva,, lasca aquela 4°... e ainda gira o volante com força,,, po velho,, se não tiver sorte,,, e rodapiar msm fi!!!
belo topico!!!
canso de ver neguinho de 5° ao maximo,,, e ao entrar na curva,, lasca aquela 4°... e ainda gira o volante com força,,, po velho,, se não tiver sorte,,, e rodapiar msm fi!!!
belo topico!!!
Re: Freio-motor ajuda a estabilizar o carro em curvas rápidas?
Isso pode ser bem testado em uma viagem pra BH....principalmente nas curvas q foram substituídas pelo viaduto da prainha em ant. dias
ferginando- Sub+1.8
- Mensagens : 1045
Data de inscrição : 29/03/2011
Idade : 37
Localização : Ipatinga
Tópicos semelhantes
» Historia do Polêmico Motor AP
» Mitos sobre o Motor Monzatech.
» maracuja com manga
» Aventuras no motor
» Gol GTI O carro
» Mitos sobre o Motor Monzatech.
» maracuja com manga
» Aventuras no motor
» Gol GTI O carro
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos