Carangos Du Vale
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manutenção Caseira de seu Carro!!!

2 participantes

Ir para baixo

Manutenção Caseira de seu Carro!!!  Empty Manutenção Caseira de seu Carro!!!

Mensagem por Albeny (Nakappa) Sex Abr 01, 2011 9:55 am

Bateria, assoalho, fluido de freio etc. Já verificou esses itens hoje?
Guia rápido ajuda a manter em ordem o veículo e garantir segurança.



A manutenção do carro é uma tarefa considerada prazerosa por parte dos motoristas, mas um pesadelo para outros. O cuidado com o automóvel não é uma questão financeira apenas, que pode pesar no bolso, mas também é uma questão de segurança. Para manter o seu veículo em ordem basta alguns cuidados, que podem ser feitos até mesmo em casa. Abaixo segue uma lista com os principais itens

Água da bateria

Boa parte das baterias é do tipo selada, ou seja, não precisa se preocupar com a água, basta checar a luz indicadora,
Manutenção Caseira de seu Carro!!!  0,,19845870-DP,00
que determina a condição da bateria. Entretanto, se não for o seu caso, então será preciso manter no nível certo para que funcione corretamente e tenha boa durabilidade. Uma verificação mensal é o suficiente.

Água do radiador

A principal finalidade do radiador é refrigerar o motor, evitando o superaquecimento. Uma falha no sistema de arrefecimento, como um vazamento ou mesmo o nível baixo de água, pode causar sérios danos, como queimar juntas, velas de ignição, furar pistões e, em casos piores, fundir o motor. Para evitar isso, o correto é verificar o nível de água toda semana e uma vez por ano fazer a limpeza de todo o sistema de arrefecimento. Também é importante o uso do aditivo para água.

Assoalho

Todo motorista sabe o caminho que faz e os percalços que enfrenta. Se por acaso você passou por algum incidente, como um buraco mais profundo ou uma pancada em algo solto na estrada, é importante fazer uma checagem para constatar algum dano, antes que esse dano aumente e traga conseqüências desagradáveis.

Bateria

Além do nível da água, também é importante manter limpos os terminas da bateria. Com essas peças em ordem, a bateria armazena energia adequadamente e, em conseqüência, assegura o correto funcionamento dos equipamentos, como ar-condicionado, além da partida do motor.

Escapamento

O escapamento também requer cuidados.
Manutenção Caseira de seu Carro!!!  0,,20543752-DP,00
Nada complicado, apenas uma inspeção periódica a cada seis meses para verificação do estado geral, como os batentes, suportes e abraçadeiras. Se alguma peça começa a se soltar, pode danificar o escapamento, além de produzir um barulho que incomoda.

Extintor de incêndio

É um equipamento obrigatório que pode render uma multa se estiver ausente ou sem condições de uso. Portanto, verifique a validade e, se for o caso, faça a recarga.

Faróis

A visibilidade é antes de tudo um fator de segurança no trânsito. Desse modo, é imprescindível manter os faróis e setas em funcionamento. Adote o hábito de periodicamente verificar se alguma lâmpada do farol está queimada. Vale lembrar que lâmpada inoperante é passível de multa.

Filtro de ar

Algumas vezes não interessa para o motorista saber se uma peça é importante ou não.
Manutenção Caseira de seu Carro!!!  0,,15735895-DP,00
A palavra de ordem é economia de combustível. Pois bem, o filtro sujo aumenta o consumo e pode causar o entupimento do sistema de alimentação, por isso ele precisa ser trocado regularmente. A limpeza com um ar comprimido não pode ser feita sempre, apenas vez ou outra, o correto mesmo é a troca.

Filtro de combustível

É uma peça que deve ser verificada constantemente para assegurar economia de combustível e o bom rendimento do motor. O filtro retém diversas impurezas e desse modo fica sujo ou mesmo entupido em pouco tempo. Assim, é necessária uma inspeção periódica seguida pela substituição regularmente da peça.

Filtro de óleo

Como todo filtro retém as impurezas, no caso, do lubrificante. A substituição do filtro em toda troca de óleo é fundamental para manter o bom funcionamento do motor. Quem não substitui o filtro contamina o óleo do propulsor, que perde sua eficiência rapidamente.

Fluido da direção hidráulica

A verificação do fluido da direção hidráulica deve ser feita regularmente, pois um nível baixo ou mesmo um vazamento no sistema pode causar repentino endurecimento da direção, o que gera desconforto enorme e pode até deixar o carro sem condições para guiar.

Fluido de freio

O fluido de freio pode absorver umidade e isso faz com que ele fique instável em variações de temperatura.
Manutenção Caseira de seu Carro!!!  0,,20543749-DP,00
Mas essa dificuldade pode ser contornada com inspeções periódicas, checando o nível do reservatório, além de conferir o estado geral e também se há algum vazamento no sistema. Uma vez por ano é importante fazer a limpeza do sistema, seguindo rigorosamente as informações do fabricante que constam do manual do proprietário.

Luz de freio

Verifique se a luz do freio está funcionando constantemente. É um item muito importante para a sua segurança e que facilmente passa despercebido.

Óleo de câmbio

O óleo de câmbio ou transmissão evita o desgaste das engrenagens e proporciona conforto nos engates. Não requer constantes verificações, mas ao fazê-la e constatar o nível baixo é importante completar.

Óleo do motor

Esse é um item que todo mundo sabe. É importante mesmo, mas ainda não tem o cuidado que merece. A verificação e a troca regular são fundamentais para proteger e prolongar a vida útil do seu motor. Confira as características do óleo que está no seu carro e siga as recomendações. Lembre-se que o óleo deve ser trocado a cada seis meses, mesmo que não atinja a quilometragem estipulada.

Palhetas do limpador

As palhetas podem ficar ressecadas com o tempo e uma vez danificadas podem arranhar o vidro. Além disso, dificultam a visibilidade na chuva, pois a falha na borracha causada pelo ressecamento não permite uma limpeza uniforme. Assim, utilize o limpador vez ou outra para manter seu bom estado de funcionamento.

Pneus

Manutenção Caseira de seu Carro!!!  0,,17870694-FMMP,00
É importante fazer uma verificação semanal ou no máximo a cada 15 dias. Ao notar algum desgaste nos pneus será necessário fazer o alinhamento de direção e a verificação da cambagem, além do balanceamento das rodas. Se não for resolvido em tempo, o desgaste pode se acentuar rapidamente e também poderá afetar a dirigibilidade do veiculo.

Pressão dos pneus

A calibragem dos pneus deve ser feita periodicamente. Uma vez por semana está de bom tamanho. Manter os pneus sempre na pressão ideal além de contribuir para a segurança, também contribui para economia de combustível.

Reservatório da água do limpador do pára-brisa

Além de salvar a pele quando o vidro estiver sujo, manter o nível desse reservatório também reduz o desgaste da borracha da palheta, já que diminui o atrito entre a borracha e a sujeira acumulada no vidro.

Reservatório de gasolina (para carros a álcool)

Esse reservatório tende a ser esquecido pelos motoristas, mas lembre-se que sem gasolina a partida a frio pode ficar mais difícil. Faça um esquema de verificação a cada 10 ou 15 dias, desse modo não será pego desprevenido.

Sinalizadores

É importante assegurar que as luzes de setas, ou seja, que indicam a direção a ser feita por você, estejam sempre em ordem. Além de ser essencial para o bom andamento do trânsito é passível de multa para o motorista que não indicar a mudança de trajetória, um desvio ou um contorno.





drunken drunken drunken drunken drunken drunken drunken drunken
Albeny (Nakappa)
Albeny (Nakappa)
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1932
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 38
Localização : Timoteo - MG

http://www.carangosduvale.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Manutenção Caseira de seu Carro!!!  Empty Re: Manutenção Caseira de seu Carro!!!

Mensagem por Colecionador Sex Abr 01, 2011 10:13 am

Prabéns lek otimo post.
Colecionador
Colecionador
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1253
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos