Historiador. Fiat Coupe Um Clássico
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Historiador. Fiat Coupe Um Clássico
Quem não fez parte dos anos 90, e presenciou esse carro com linhas agressivas e de beleza atemporal, perdeu grande parte da hitória.
Confira um pouco da história desse esportivo que marcou época.
Lançado no Brasil em outubro de 1995, dois anos após ser apresentado na Europa. O Fiat Coupe trazia como grande aposta e diferencial seu design de linhas arrojadas esculpidas pelo renomado estúdio Pininfarina em parceira com o Centro Stile Fiat, até hoje mais de 15 anos após ser lançado ele ainda atrai olhares nas ruas, alguns mais desavisados chegam a confundi-lo com uma Ferrari.
Apesar de toda a esportividade que suas linhas sugerem o Fiat Coupe estava bastante distante de ser um carro esportivo, debaixo do capô na dianteira estava um modesto motor 2.0 16v aspirado e de duplo comando no cabeçote, capaz de gerar 137 cavalos de potência a 6.000 rpm, o mesmo motor presente no Tipo 2.0 16v. Com ele o Fiat Coupe, foi de 0 a 100km/h em 10.6 segundos e alcançou os 204 km/h de velocidade máxima nos testes realizado pela revista Quatro Rodas em outubro de 1995, embora a fábrica afirma que ele ia de 0 a 100km/h em 9.3 segundos e alcançava os 206 km/h.
Pena a Fiat não ter trazido para o Brasil o Coupe Turbo de 220 cv, vendido apenas na Europa este motor turbo levava o carro de 0 a 100km/h em 6.5 e a velocidade máxima de 250 km/h. (dados de fábrica).
O interior do Fiat Coupe também agradava, com um painel bem desenhado e banco acolchegantes, ele fazia jus ao estilo 2+2, sendo que havia espaço e conforto somente para os passageiros da frente, já que no banco traseiro o espaço era limitado. Como um legitimo esportivo o teto baixo era uma das características principais do carro. Destaque também para as linhas agradáveis e esportivas do painel, desenhado por Pininfarina.
Com relação aos equipamentos o Coupe da Fiat era oferecido no Brasil em versão única vinda com volante e câmbio revestidos em couro, bancos esportivos, direção hidráulica com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico, computador de bordo, rodas de liga leve e freios com ABS. Curiosamente e inexplicavelmente o ar-condicionado era oferecido como opcional, junto com o airbag, teto solar elétrico e os bancos com revestimento em couro. Completo o Coupé tinha preço quase que pGol 1.0 na época 1995 custava US$13 mil.
O Fiat Coupé não se deu bem no Brasil, suas vendas foram um fiasco, e as unidades importadas para cá encalharam nas lojas, tanto é que ele foi importado durante apenas 2 anos, 1995 e 1996, porém até 1998 ainda existiam unidades 0 km à venda nas lojas. No Brasil foram vendidos cerca de 1.500 Fiat Coupé. Porém atualmente o carro é uma raridade, que é bem guardada por quem tem um na garagem.
Na Europa o modelo se deu bem melhor, ele em 1997 ganhou um novo e mais potente motor, com 20 válvulas, 5 cilindros e 147 cv vindo do Marea / Bravo. No velho continente o Coupé ainda permaneceu no mercado de 1993 até o ano 2000, quando o Fiat o tirou de linha.
Confira abaixo a ficha técnica do Fiat Coupé:
Ano de produção 1993 a 2000, (importado para o Brasil de 1995 a 1996)
Coupe 2.0 16v
Potência 137 cv a 6.000 rpm
Torque: 18.4 kgfm a 4.500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h em 10.6 s (segundo teste Quatro Rodas) e 9.3 s de acordo com a Fiat.
Velocidade máxima: 204 km/h (206 km/h segundo a Fiat)
Dados adicionais:
Tração dianteira, câmbio mecânico cinco velocidades, peso 1255 kg, tanque de combustível 60 litros, porta malas 304 litros.
Coupe 2.0 16v Turbo (não vendido no Brasil)
Potência 220 cv a 5.750 rpm
Torque: 31.0 kgfm a 2.500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h: 6.5 s de acordo com a Fiat.
Velocidade máxima: 250 km/h segundo a Fiat
Confira um pouco da história desse esportivo que marcou época.
Lançado no Brasil em outubro de 1995, dois anos após ser apresentado na Europa. O Fiat Coupe trazia como grande aposta e diferencial seu design de linhas arrojadas esculpidas pelo renomado estúdio Pininfarina em parceira com o Centro Stile Fiat, até hoje mais de 15 anos após ser lançado ele ainda atrai olhares nas ruas, alguns mais desavisados chegam a confundi-lo com uma Ferrari.
Apesar de toda a esportividade que suas linhas sugerem o Fiat Coupe estava bastante distante de ser um carro esportivo, debaixo do capô na dianteira estava um modesto motor 2.0 16v aspirado e de duplo comando no cabeçote, capaz de gerar 137 cavalos de potência a 6.000 rpm, o mesmo motor presente no Tipo 2.0 16v. Com ele o Fiat Coupe, foi de 0 a 100km/h em 10.6 segundos e alcançou os 204 km/h de velocidade máxima nos testes realizado pela revista Quatro Rodas em outubro de 1995, embora a fábrica afirma que ele ia de 0 a 100km/h em 9.3 segundos e alcançava os 206 km/h.
Pena a Fiat não ter trazido para o Brasil o Coupe Turbo de 220 cv, vendido apenas na Europa este motor turbo levava o carro de 0 a 100km/h em 6.5 e a velocidade máxima de 250 km/h. (dados de fábrica).
O interior do Fiat Coupe também agradava, com um painel bem desenhado e banco acolchegantes, ele fazia jus ao estilo 2+2, sendo que havia espaço e conforto somente para os passageiros da frente, já que no banco traseiro o espaço era limitado. Como um legitimo esportivo o teto baixo era uma das características principais do carro. Destaque também para as linhas agradáveis e esportivas do painel, desenhado por Pininfarina.
Com relação aos equipamentos o Coupe da Fiat era oferecido no Brasil em versão única vinda com volante e câmbio revestidos em couro, bancos esportivos, direção hidráulica com regulagem de altura e profundidade, trio elétrico, computador de bordo, rodas de liga leve e freios com ABS. Curiosamente e inexplicavelmente o ar-condicionado era oferecido como opcional, junto com o airbag, teto solar elétrico e os bancos com revestimento em couro. Completo o Coupé tinha preço quase que pGol 1.0 na época 1995 custava US$13 mil.
O Fiat Coupé não se deu bem no Brasil, suas vendas foram um fiasco, e as unidades importadas para cá encalharam nas lojas, tanto é que ele foi importado durante apenas 2 anos, 1995 e 1996, porém até 1998 ainda existiam unidades 0 km à venda nas lojas. No Brasil foram vendidos cerca de 1.500 Fiat Coupé. Porém atualmente o carro é uma raridade, que é bem guardada por quem tem um na garagem.
Na Europa o modelo se deu bem melhor, ele em 1997 ganhou um novo e mais potente motor, com 20 válvulas, 5 cilindros e 147 cv vindo do Marea / Bravo. No velho continente o Coupé ainda permaneceu no mercado de 1993 até o ano 2000, quando o Fiat o tirou de linha.
Confira abaixo a ficha técnica do Fiat Coupé:
Ano de produção 1993 a 2000, (importado para o Brasil de 1995 a 1996)
Coupe 2.0 16v
Potência 137 cv a 6.000 rpm
Torque: 18.4 kgfm a 4.500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h em 10.6 s (segundo teste Quatro Rodas) e 9.3 s de acordo com a Fiat.
Velocidade máxima: 204 km/h (206 km/h segundo a Fiat)
Dados adicionais:
Tração dianteira, câmbio mecânico cinco velocidades, peso 1255 kg, tanque de combustível 60 litros, porta malas 304 litros.
Coupe 2.0 16v Turbo (não vendido no Brasil)
Potência 220 cv a 5.750 rpm
Torque: 31.0 kgfm a 2.500 rpm
Aceleração 0 a 100 km/h: 6.5 s de acordo com a Fiat.
Velocidade máxima: 250 km/h segundo a Fiat
Re: Historiador. Fiat Coupe Um Clássico
boa garoto.... tina um azulzinho q ficava rodando aqui em timoteo... q era a alegria da galera...
Re: Historiador. Fiat Coupe Um Clássico
na epoca era top... hoje em dia,, pra achar uma peça pra esse carro fi,, demora uns 3 meses... ai pra fazer o pedido e a peça chegar vai mais uns 2 meses....
mas pra deixar ele na garagem tipo a la de casa,,, fica fino viu!!!
Re: Historiador. Fiat Coupe Um Clássico
É bonito...mas difícil de encontrar e manter né
ferginando- Sub+1.8
- Mensagens : 1045
Data de inscrição : 29/03/2011
Idade : 37
Localização : Ipatinga
FIAT COUPÉ, UMA PAIXÃO
Amigos,
Tenho um Fiat Coupé desde 1998 e as dificuldades em conseguir peças não é tão grande assim como alguns dizem. Temos um grupo na Internet e trocamos informações sobre peças, manutenção e tudo mais que possa tornar nossa paixão por este carro cada vez maior. Já destrui o documento de transferencia do meu e não vendo por nada. O carro é ótimo e não dá problemas de mecânica. Comprei o meu com 10 mil kms e hoje tem 154 mil e pouca coisa foi trocada nele até hoje. Para se ter uma idéia, a embreagem foi trocada com quase 100 mil kms.. Um show de carro.
Tenho um Fiat Coupé desde 1998 e as dificuldades em conseguir peças não é tão grande assim como alguns dizem. Temos um grupo na Internet e trocamos informações sobre peças, manutenção e tudo mais que possa tornar nossa paixão por este carro cada vez maior. Já destrui o documento de transferencia do meu e não vendo por nada. O carro é ótimo e não dá problemas de mecânica. Comprei o meu com 10 mil kms e hoje tem 154 mil e pouca coisa foi trocada nele até hoje. Para se ter uma idéia, a embreagem foi trocada com quase 100 mil kms.. Um show de carro.
Miguel Ramalho- 1.0 User
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 07/07/2012
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