Achei interessando resolvi posta aki

Ir em baixo

Achei interessando resolvi posta aki

Mensagem por Natã Ramos em Ter Nov 22, 2011 12:59 pm

22/11/2011 06h54 - Atualizado em 22/11/2011 06h54
Saiba evitar problemas que fazem o carro parar 'do nada'
Sindicato de reparadores lista as 4 maiores causas de panes.
Uso errado da embreagem e equipamento eletrônico estão na relação.
Priscila Dal Poggetto
Do G1, em São Paulo


17 comentários

Eletrônicos podem causar pane elétrica
(Foto: Divulgação)
Carro quando quebra 'do nada' e, para piorar, no meio da rua, é um apuro tanto para quem dirige quanto para quem enfrenta o trânsito causado por ele. O Sindicato da Indústria da Reparação de Veículos (Sindirepa) levantou os principais causadores de paradas indesejadas: sistema de arrefecimento, pane elétrica, embreagem desgastada e deficiência de lubrificação no motor.
O G1 consultou especialistas para explicar o que causa cada um desses problemas e esclarecer o que deve ser feito. Em geral, a manutenção preventiva evita tais panes, mas, no dia a dia, o motorista deve ficar atento aos “sintomas” do automóvel e ao modo como dirige.
Embreagem
O primeiro problema e o que menos preocupa o condutor é a embreagem. O tempo de uso em trânsito pesado, como o de São Paulo, pode desgastar prematuramente o sistema, de acordo com o diretor do Sindirepa, César Samos.O principal motivo de desgaste, no entanto, é o mau uso, como pegar rampas com o carro frio, não pisar fundo na embreagem ao trocar as marchas e dirigir sem tirar o pé do pedal.

“Quando a embreagem está desgastada, o carro começa a patinar, não sai do lugar em ladeiras ou para completamente”, alerta Samos. A única solução é trocar todo o sistema, diz ele.
Arrefecimento
No mesmo conjunto transmissão-motor, outro problema comum, especialmente em carros mais antigos, é o famigerado “motor superaquecido”. Isso acontece quando o nível do líquido de arrefecimento está muito baixo ou se é usada água comum no sistema. Para evitar o temido "motor fundido", o ideal é trocar o líquido conforme estabelecido no manual do veículo. Além disso, é preciso tomar cuidado com o aditivo que irá colocar.
“Tem de ser um produto adequado. No mercado você encontra aditivos que vão de R$ 3 a R$ 30. O que muda? Alguns não atendem às normas técnicas de formulação, chegando a ser água com corante. Então, desconfie de preços muito baratos”, ressalta o diretor do Sindirepa. O líquido de arrefecimento é água destilada misturada a anticongelantes e antioxidantes.

Saber usar corretamente câmbio e pedais da
embreagem evita danos no carro (Foto: Divulgação)
A troca do líquido, de preferência, deve ser feita em uma oficina, pois quem não tem experiência pode deixar uma bolha de ar no sistema, o que também danifica o motor. Se o propuslor funde, será preciso trocá-lo, inevitavelmente. Ele é a a peça mais caras do carro, ao considerar o conjunto.
Lubrificação do motor
A deficiência de lubrificação do motor também é causa comum de panes. O diretor da Associação dos Engenheiros Automotivos (AEA), Marcos Vinícius Aguiar, destaca que, geralmente, óleo errado e demora na troca do filtro são os dois fatores que mais prejudicam o propulsor.
“O óleo limpa e lubrifica o motor. Se não trocar o óleo, isso pode criar uma borra, que vai entupir a tubulação por onde passa. A falta de óleo em algumas partes faz com que aumente a temperatura do motor, prejudicando a combustão”, explica Aguiar. “Isso danifica comando de válvulas, tuchos hidráulicos etc. Dá para perder o motor por ausência de troca ou óleo errado”, alerta o especialista. Para saber qual é o lubrificante correto, basta seguir as indicações especificadas no manual do carro.
Pane elétrica
A pane elétrica é causada pela falta de manutenção de bateria e do alternador ou pela sobrecarga do sistema, causada por equipamentos eletrônicos colocados fora do projeto da montadora, como alarmes, câmeras de ré, vidros e travas elétricas. O sintoma mais comum do problema é a dificuldade para ligar o carro, mas o mau funcionamento de rádio, travas e vidros elétricos e alarme também são indícios de pane.
Para evitá-la, o conselho não é dos mais animadores. O diretor da AEA recomenda não instalar equipamentos que não sejam de série. E, caso o problema já aconteça, a saída é tirar os equipamentos que sobrecarregam o sistema elétrico ou que foram instalados de forma errada. Se esse não for o caso, será preciso trocar a bateria ou/e o alternador.
Os rádios e DVDs, principalmente, trazem problema maior porque em ‘stand by’, quando estão desligados, consomem energia, para manter o funcionamento da memória. Na maioria das vezes, esse consumo é muito alto, o que acaba com a bateria. “O alternador não dá conta. A pessoa pode até utilizar a mesma fiação original, só que o consumo elétrico desses componentes quase sempre é superior ao de um equipamento original”, explica Aguiar.

_________________
Ae galera meu nome é Natã Ramos mais chamado de (tantan) tenho um scort, daki uns dias ele estará aki arrastando pelo chão
Um forte abraço.
... Arrow bom Exclamation jocolor
Natã Ramos
Natã Ramos
Sub+1.6
Sub+1.6

Mensagens : 461
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 28
Localização : Timóteo MG

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4278117886525426130

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Achei interessando resolvi posta aki

Mensagem por Matheus Borges em Ter Nov 22, 2011 1:35 pm

affraid

muito grande, em casa eu leio!

Sou trabalhador né
auhuhauha

_________________
Matheus Borges
Matheus Borges
Sub+1.6
Sub+1.6

Mensagens : 501
Data de inscrição : 24/03/2011
Idade : 27

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Achei interessando resolvi posta aki

Mensagem por Lucas Ratão em Ter Nov 22, 2011 3:47 pm

Matheus Borges escreveu: affraid

muito grande, em casa eu leio!

Sou trabalhador né
auhuhauha
Lucas Ratão
Lucas Ratão
Moderador+1.6
Moderador+1.6

Mensagens : 243
Data de inscrição : 10/10/2011
Idade : 26
Localização : Ipatinga

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Achei interessando resolvi posta aki

Mensagem por Weberte_Silva (Mulambo) em Ter Nov 22, 2011 5:34 pm

kkkkkkkk
Trabalhador rir leras vei.
Weberte_Silva (Mulambo)
Weberte_Silva (Mulambo)
Moderador+1.8
Moderador+1.8

Mensagens : 541
Data de inscrição : 13/09/2011
Idade : 30
Localização : Ipatinga-MG

Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=561259978980711513

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Achei interessando resolvi posta aki

Mensagem por Albeny (Nakappa) em Qua Nov 23, 2011 7:08 am


DA HORA FI.... VLW...

_________________


...sempre Kadetteiro!!!
Albeny (Nakappa)
Albeny (Nakappa)
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1932
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 32
Localização : Timoteo - MG

Ver perfil do usuário http://www.carangosduvale.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Achei interessando resolvi posta aki

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum