[Tutorial] Farol de Lente Lisa - Faça vc mesmo
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[Tutorial] Farol de Lente Lisa - Faça vc mesmo
Olá Amigos, Navegando no Forum dos Kadetteiros.com e fiquei imprecionado com o tópico e o Efeito do Término do Trabalho.
Abaixo seguem as Ilustrações.
Se gostou, anote abaixo o procedimento:
MATERIAL NECESSARIO
2 folhas de lixa de parede sendo uma nº 80 e outra 220
2 folhas de lixa secas sendo uma de grão P220 e outra P600
1 lixa d'agua 1200
1 lata de spray - verniz automotivo
1 tubo de silicone ( usado p/ vedação)
1 chave de fenda
PROCEDIMENTO
1- Voce deve desmontar o farol do veiculo para manusea-lo(se não conseguir, pare por ai mesmo) é simples, desconecte a lâmpada da seta e o plugue da lâmpada do farol e lanterna, solte os dois parafusos que prendem o conjunto à lataria e retire-o do veiculo.
2- Com o farol fora do veiculo, vc pode desencaixar a seta e deixa-la de lado até a remontagem, se observar, verá que a lente é presa ao conjunto por presilhas(pressão), basta enfiar a ponta da chave de fenda abaixo delas e força-las para cima. Retiradas as presilhas, use a chave de fenda para ir forçando a lente para fora da canaleta em que está encaixada(faça-o com cuidado, pois a lente estä colada à uma junta de borracha que por sua vez estä colada à carcaça do farol, trata-se de silicone, usado para evitar a infiltração de água, evite danificar esta junta, pois irá utiliza-la na remontagem). Force aos poucos em todos os lados, como se estivesse abrindo uma lata de tinta. Na maioria dos casos, quando retiradas as presilhas, as lentes saem facilmente, se tiver que força-las, faça-o com cuidado e paciência.
3- De posse da lente, começaremos o processo de lixamento:
Se não tiver um taco de lixa, corte um retângulo de isopor(=/- 3 cm.) de 8cm. X 5cm. e use como base para as lixas. Corte primeiro a lixa de parede n.80 no tamanho adequado ao seu "taco" e comece a lixar sem muita pressão as estrias internas da lente, a princípio a lixa irá apenas "riscar"as estrias, mas tenha fé, aos poucos estas irão começar a desbastar. Quando já tiver todas as estrias opacas pelo lixamento, passe para a lixa de parede 220 e continue o processo até o ponto desejado. A partir deste ponto iniciaremos a recuperação da transparência da lente.
4- Com a lixa seca P220 vc deverá deixar a superficie o mais lisa possivel, quando notar que não hä mais progresso no lixamento, troque a lixa pela P600 e repita o processo, havera pouco desbaste, o efeito é que o esbranquiçado do vidro irá diminuindo gradativamente.
Quando notar que não há mais evolução nesta etapa, passaremos ao lixamento com água. Adicione água à "cuba" (lente), cerca de 100ml são suficientes, e comece o lixamento com a lixa d'agua 1200.
Quanto mais lixar, mais transparente irá ficar a lente. Terminado este processo, enxugue a lente e espere secar totalmente. A tendência é de que ela fique esbranquiçada novamente(aparência leitosa). Deve estar bem translúcida, se não estiver, adicione água novamente e repita o processo de lixamento com a lixa d'agua até obter o resultado satisfatório.
5- O acabamento final, que irá tornar a lente totalmente transparente, vc dará com 2 demãos do spray de verniz automotivo. Recomendo após a secagem do verniz, um polimento(massa branca) e enceramento para um maior brilho.
6- Reinicie a montagem do conjunto limpando bem os residuos de silicone da junta de borracha, cuidado para não danifica-lá(se estiver ressecada, recomendo a substituição), passe um filete do silicone no lado da junta que encaixa na lente, e outro filete no canal da carcaça aonde se encaixará a mesma, não deixe falhas neste filete, pois sua função não é colar mas sim evitar que entre água no conjunto posteriormente. Faça a união das peças e prenda com as presilhas novamente, encaixe a seta no módulo e monte o conjunto no veículo.
Abaixo seguem as Ilustrações.
Se gostou, anote abaixo o procedimento:
MATERIAL NECESSARIO
2 folhas de lixa de parede sendo uma nº 80 e outra 220
2 folhas de lixa secas sendo uma de grão P220 e outra P600
1 lixa d'agua 1200
1 lata de spray - verniz automotivo
1 tubo de silicone ( usado p/ vedação)
1 chave de fenda
PROCEDIMENTO
1- Voce deve desmontar o farol do veiculo para manusea-lo(se não conseguir, pare por ai mesmo) é simples, desconecte a lâmpada da seta e o plugue da lâmpada do farol e lanterna, solte os dois parafusos que prendem o conjunto à lataria e retire-o do veiculo.
2- Com o farol fora do veiculo, vc pode desencaixar a seta e deixa-la de lado até a remontagem, se observar, verá que a lente é presa ao conjunto por presilhas(pressão), basta enfiar a ponta da chave de fenda abaixo delas e força-las para cima. Retiradas as presilhas, use a chave de fenda para ir forçando a lente para fora da canaleta em que está encaixada(faça-o com cuidado, pois a lente estä colada à uma junta de borracha que por sua vez estä colada à carcaça do farol, trata-se de silicone, usado para evitar a infiltração de água, evite danificar esta junta, pois irá utiliza-la na remontagem). Force aos poucos em todos os lados, como se estivesse abrindo uma lata de tinta. Na maioria dos casos, quando retiradas as presilhas, as lentes saem facilmente, se tiver que força-las, faça-o com cuidado e paciência.
3- De posse da lente, começaremos o processo de lixamento:
Se não tiver um taco de lixa, corte um retângulo de isopor(=/- 3 cm.) de 8cm. X 5cm. e use como base para as lixas. Corte primeiro a lixa de parede n.80 no tamanho adequado ao seu "taco" e comece a lixar sem muita pressão as estrias internas da lente, a princípio a lixa irá apenas "riscar"as estrias, mas tenha fé, aos poucos estas irão começar a desbastar. Quando já tiver todas as estrias opacas pelo lixamento, passe para a lixa de parede 220 e continue o processo até o ponto desejado. A partir deste ponto iniciaremos a recuperação da transparência da lente.
4- Com a lixa seca P220 vc deverá deixar a superficie o mais lisa possivel, quando notar que não hä mais progresso no lixamento, troque a lixa pela P600 e repita o processo, havera pouco desbaste, o efeito é que o esbranquiçado do vidro irá diminuindo gradativamente.
Quando notar que não há mais evolução nesta etapa, passaremos ao lixamento com água. Adicione água à "cuba" (lente), cerca de 100ml são suficientes, e comece o lixamento com a lixa d'agua 1200.
Quanto mais lixar, mais transparente irá ficar a lente. Terminado este processo, enxugue a lente e espere secar totalmente. A tendência é de que ela fique esbranquiçada novamente(aparência leitosa). Deve estar bem translúcida, se não estiver, adicione água novamente e repita o processo de lixamento com a lixa d'agua até obter o resultado satisfatório.
5- O acabamento final, que irá tornar a lente totalmente transparente, vc dará com 2 demãos do spray de verniz automotivo. Recomendo após a secagem do verniz, um polimento(massa branca) e enceramento para um maior brilho.
6- Reinicie a montagem do conjunto limpando bem os residuos de silicone da junta de borracha, cuidado para não danifica-lá(se estiver ressecada, recomendo a substituição), passe um filete do silicone no lado da junta que encaixa na lente, e outro filete no canal da carcaça aonde se encaixará a mesma, não deixe falhas neste filete, pois sua função não é colar mas sim evitar que entre água no conjunto posteriormente. Faça a união das peças e prenda com as presilhas novamente, encaixe a seta no módulo e monte o conjunto no veículo.
Re: [Tutorial] Farol de Lente Lisa - Faça vc mesmo
Muito massa essse tuto da uma diferença muito massa
Colecionador- Admin + V6
- Mensagens : 1253
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 34
jarbao- Moderador+1.8
- Mensagens : 318
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 44
Localização : ESTRELA DO INDAIA
Re: [Tutorial] Farol de Lente Lisa - Faça vc mesmo
eu não faria isso porque até onde eu sei aquelas ranhuras são para direcionar o facho, acredito que isso prejudica a iluminação
a velha pergunta que sempre faço: porque sera que o fabricante não fez?
a velha pergunta que sempre faço: porque sera que o fabricante não fez?
leo.est- 1.0 User
- Mensagens : 23
Data de inscrição : 01/04/2011
Re: [Tutorial] Farol de Lente Lisa - Faça vc mesmo
Eu vi comentando isso no Kadetteiros msmo.
Colecionador- Admin + V6
- Mensagens : 1253
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 34
duvida
eu posso fazer isso no meu farol? tenho um santana ano 2000?
Luis Fernando- 1.0 User
- Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/02/2014
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