Gasolina Podium ou Gasolina Aditivada?
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Gasolina Podium ou Gasolina Aditivada?
Gasolina Podium ou Gasolina Aditivada?
Vale a pena usar a gasolina Podium em um carro que não requer a gasolina Podium? As questões sempre aparecem quando se trata de gasolina comum, gasolina aditivada ou gasolina Podium.
Já ouvimos muitas estórias de que pode-se usar gasolina comum em carro que pede Podium e que não devemos usar gasolina podium em carro normal.
A Gasolina Podium
A gasolina Podium tem octanagem superior, isto significa maior resistência a detonação (veja a matéria Pré ignição e detonação). Sendo assim carros normalmente com maior taxa de compressão se beneficiarão das vantagens da gasolina Podium. Esses carros normalmente têm essa exigência publicada no manual. A BMW, por exemplo, mesmo nos carros vendidos no Brasil, são claras em sua recomendação no uso da gasolina Podium. Em carros em que a gasolina Podium não é requerida de fábrica, porém a taxa de compressão seja superior a 9.5, já é interessante o uso da gasolina Podium.
Alem do fator da detonação, a queima da gasolina Podium é mais limpa, deixando menos resíduos no motor. É comum encontrarmos carros, normalmente importados, com borra no óleo, muitas vezes condenando o motor. Isto se dá pelo fato do relaxamento do dono, que usa gasolina de má qualidade que deixa resíduos da queima no óleo associado a trocas de óleo com quilometragem excessiva. Então, economiza-se na bomba de combustível e depois gasta-se com um motor novo. Não me parece uma atitude muito inteligente.
Jetta 2010 2.5L 133 HP com gasolina Podium
A revista European Car publicou uma matéria com um Jetta (que não requer gasolina Podium), para avaliar se é interessante ou não um carro que não necessita de gasolina Podium, abastecer com essa gasolina. O carro em questão, um Jetta 2010 2.5 L com 133 HP e 134 lb-ft de torque. O carro foi levado ao dinamômetro e, usando gasolina Podium, a potência subiu para 138 HP e o torque para 146 lb-ft, um ganho significativo. Outros benefícios foram melhora no consumo na ordem de 0.6 km/L, melhora nas respostas de aceleração, redução do risco de detonação e redução da perda de potência em dias muito quentes.
~
Conclusão
Se você tem um carro que exija gasolina Podium, não exite! Use somente Podium pois seu motor funcionará melhor, garante-se uma vida útil maior ao motor, sem falar no benefício do desempenho e dirigibilidade.
Se você não tem um carro que exija Podium, mas a taxa de compressão do seu carro é superior a 9.5, o benefício da gasolina Podium é um fato. Operacionalmente falando, eu só usaria Podium. Já com relação ao custo, em média se gasta em torno de R$ 80.00 a mais para cada 1000 km rodados na cidade para se abastecer com gasolina Podium. Cabe uma avalição se vale a pena pagar este valor a mais para usufruir de um combustível melhor.
FONTE
Vale a pena usar a gasolina Podium em um carro que não requer a gasolina Podium? As questões sempre aparecem quando se trata de gasolina comum, gasolina aditivada ou gasolina Podium.
Já ouvimos muitas estórias de que pode-se usar gasolina comum em carro que pede Podium e que não devemos usar gasolina podium em carro normal.
A Gasolina Podium
A gasolina Podium tem octanagem superior, isto significa maior resistência a detonação (veja a matéria Pré ignição e detonação). Sendo assim carros normalmente com maior taxa de compressão se beneficiarão das vantagens da gasolina Podium. Esses carros normalmente têm essa exigência publicada no manual. A BMW, por exemplo, mesmo nos carros vendidos no Brasil, são claras em sua recomendação no uso da gasolina Podium. Em carros em que a gasolina Podium não é requerida de fábrica, porém a taxa de compressão seja superior a 9.5, já é interessante o uso da gasolina Podium.
Alem do fator da detonação, a queima da gasolina Podium é mais limpa, deixando menos resíduos no motor. É comum encontrarmos carros, normalmente importados, com borra no óleo, muitas vezes condenando o motor. Isto se dá pelo fato do relaxamento do dono, que usa gasolina de má qualidade que deixa resíduos da queima no óleo associado a trocas de óleo com quilometragem excessiva. Então, economiza-se na bomba de combustível e depois gasta-se com um motor novo. Não me parece uma atitude muito inteligente.
Jetta 2010 2.5L 133 HP com gasolina Podium
A revista European Car publicou uma matéria com um Jetta (que não requer gasolina Podium), para avaliar se é interessante ou não um carro que não necessita de gasolina Podium, abastecer com essa gasolina. O carro em questão, um Jetta 2010 2.5 L com 133 HP e 134 lb-ft de torque. O carro foi levado ao dinamômetro e, usando gasolina Podium, a potência subiu para 138 HP e o torque para 146 lb-ft, um ganho significativo. Outros benefícios foram melhora no consumo na ordem de 0.6 km/L, melhora nas respostas de aceleração, redução do risco de detonação e redução da perda de potência em dias muito quentes.
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Conclusão
Se você tem um carro que exija gasolina Podium, não exite! Use somente Podium pois seu motor funcionará melhor, garante-se uma vida útil maior ao motor, sem falar no benefício do desempenho e dirigibilidade.
Se você não tem um carro que exija Podium, mas a taxa de compressão do seu carro é superior a 9.5, o benefício da gasolina Podium é um fato. Operacionalmente falando, eu só usaria Podium. Já com relação ao custo, em média se gasta em torno de R$ 80.00 a mais para cada 1000 km rodados na cidade para se abastecer com gasolina Podium. Cabe uma avalição se vale a pena pagar este valor a mais para usufruir de um combustível melhor.
FONTE
Colecionador- Admin + V6
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Data de inscrição : 21/03/2011
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Re: Gasolina Podium ou Gasolina Aditivada?
hum,,, otima materia viu,,, muitos nem sabem essa diferança...
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