Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
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Weberte_Silva (Mulambo)
ferginando
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Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
Galera achei essa reportagem muito interessando que pode sanar muitas dúvidas de pessoas que não conhecem as diferenças e o porque os carros com motor 16v estão se extinguindo do brasil !
abs !
8v ou 16v: Qual o melhor para você (e para seu carro)?
Existe um tema muito interessante e que atormenta muitas pessoas que estão em procissão para comprar um carro: Qual tipo de motor escolher, 8 ou 16 válvulas? Muitos pré-conceitos e algumas lendas serão desmitificadas neste artigo e você pode descobrir que esta andando em um ótimo carro, não em um mico de mercado.
Ostentar um logotipo “16v” no carro durante boa parte da década de 90 era coisa para carro de luxo no Brasil, até que o cabeçote multi-válvulas começou a chegar nos veículos mais populares com motor 1000. Era comum modelos como Palio 1.0 16v, Corsa 1.0 16v, Gol 1.0 16v, mas onde foram parar esses carros?
Hoje são poucas as fábricas que apostam suas fichas na tecnologia multi-válvulas no Brasil nos carros que estão na base da pirâmide veícular, os chamados veículos populares, pois alguns problemas “queimaram o filme” deste tipo interessante de motor.
Motor C20XE que equipava o Vectra GSi tinha baixo consumo e 150 cavalos
O que era símbolo de status passou a ser fonte de dor de cabeça para as fábricas, pois investiram muito dinheiro nesses motores com cabeçotes modernos e o consumidor não deu a resposta que eles esperavam.
Pode parecer mais caro para uma fábrica montar um motor multiválvulas no Brasil, porém a verdade é que somos um dos poucos países que ainda prefere o motor com 2 válvulas por cilindro, gerando mais gastos com desenvolvimento de tecnologia local.
O motor Chevrolet C16XE 1.6 16v entregava 106cv em 1995 graças as 16 válvulas
Na Europa, onde o cabeçote multiválvulas se espalhou com mais velocidade, o motorista que possui um carro com motor de baixa capacidade cúbica entende que tem um carro com motor fraco e acha mais importante a ecônomia que este tipo de motor faz.
Já no Brasil a história é outra. O Brasileiro médio acha que carro dá poder e status, então arrancar na frente do companheiro de semáforo é um item considerado ao se comprar um carro e essa mania deixa as fábricas com o juizo quente pois tem que inventar combinações inexistentes em todo o mundo.
O Fiat Tempra foi o pioneiro no Brasil em tecnologia multi-válvulas
Como os motores multiválvulas mais antigos possuem uma letargia em baixas rotações, criou-se a fama de que carro 16v é fraco. A indústria trabalhou em soluções para este problema, mas o estrago já estava feito e os carros 16v passaram a encalhar no estoque.
Hoje temos motores com cabeçotes que minimizam o baixo torque em rotações mais baixas modificando o tempo de abertura das válvuas de diversas formas que serão abordadas em outro artigo, porém você pode reconhecer um carro equipado com este tecnologia quando traz siglas como VVT, VVTi ou VTEC.
Além disso podemos também ter coletores de admissão com geometria variável como no motor 1.8 16v que equipava a Chevrolet Meriva. Com 122 cv e 17,3 mkgf, este motor consegue entregar todo o torque a 3600 rpm, uma rotação muito baixa para este tipo de motor, quebrando o mito por vez de que motor 16v sempre é fraco em baixas rotações.
Motor 1.0 16v Turbo utilizado no Gol foi um dos belos exemplos da tecnologia 16v
Estes motores 16v são projetados para trabalhar em maiores rotações e são muito gostosos de acelerar. Um bom exemplo de motor fraco em baixa rotações mas muito bom de ser acelerado era o motor 1.6 16v do Fiat Palio lançando em 1996 que associado a um escalonamento de cambio muito bom era divertido de ser guiado.
Porém o motorista padrão quer sair do semáforo rápido, passar as marchas e depois diminui-las o mínimo possível e ai que aparecem as falhas dos motores 16v. Como ele tem maior vazão de ar e combustível, o motor acaba tendo uma menor eficiencia volumetrica devido a quantidade maior de combustível a ser queimado.
Motor Honda equipado com comando variável
Porém o jogo vira quando as rotações sobem. Imagine-se fazendo cooper de manhã cedo na praça do seu condomínio, quando caminha até a praça sua respiração é lenta e controlada, quando chega a pista de cooper e começar a correr, haverá uma maior necessidade de ar para alimentar suas células e nosso corpo sabe como responder a este estímulo.
Em um motor acontece algo parecido. Quando estamos em rotação lenta, a necessidade da mistura ar-combustível a ser queimado é pequena, porém quando o carro é acelerado, esta necessidade aumenta, porém em um motor comum a abertura das válvulas continuará com o mesmo tempo utilizado nas rotações baixas, gerando uma falta de enérgia para completar o trabalho da melhor maneira possível.
Cabeçote de um motor 4 cilindros e 4 válvulas por câmara de combustão
Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.
Já o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.
Cabeçote 8 válvulas: simplicidade ajuda na manutenção
Existem alguns mitos sobre o motor 16v estragaram a reputação de muitos carros interessantes que tinhamos no mercado. As 4 maiores fábricas do Brasil praticamente retiraram de seus catálogos os motores multiválvulas em seus veículos.
Peguem o caso da GM por exemplo que em 1999 tinha em linha os seguintes carros com motores com multiválvulas: Corsa 1.0 16v, Corsa 1.6 16v, Vectra 2.2 16v e Astra 2.0 16v. Ou seja, praticamente do carro pequeno ao maior existiam versões com motores multiválvulas.
A Volkswagem chegou a lançar o motor 1.0 mais moderno do mundo que equipava o Gol 1.0 turbo com 112 cv de potência, comando de válvula variável (VVT) e diversas tecnologias que hoje em dia só encontramos em carros bem mais caros.
A Ford tinha o ótimo motor Zetec 1.4 no Fiesta lançado em 1996, que devido aos comentários maldosos dos mecânicos virou peça de museu. O Escort com o motor 1.8 16v também sofreu muito com a fama de “motor que não podia ser retíficado”.
A Fiat possuía um motor com 20 válvulas nessa época, que equipava o Marea e possuia 5 cilindros, o Palio 1.0 16v, Palio 1.6 16v e depois o Palio 1.3 16v, sendo que os motores 1.0 e 1.3 já pertenciam a família F.I.R.E.
Hoje praticamente não temos mais veículos com cabeçote multiválvulas nessas fábricas. A Volkswagen não tem mais nenhum carro nacional com motor 16v, assim como a GM que aposentou os motores X20XE e X24XE devido a novas normas de controle ambiental.
A Fiat utiliza em boa parte dos seus carro motores com apenas 2 válvulas por cilindro, com excessão do Linea que tem motores 16v tanto nas versões com motor 1.9 ou 1.4 T-jet e do Punto na versão T-jet
A Ford utiliza motores multiválvulas para o Novo Focus equipado com o motor Duratec 2.0, porém a geração anterior é vendida com o motor Zetec Rocam que possui 2 válvulas por cilindro.
Mitos e Verdades sobre carros 16v
Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados específicados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.
Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?
R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.
Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.
Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?
R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.
Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?
R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.
O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade?
R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo. Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias.
abs !
8v ou 16v: Qual o melhor para você (e para seu carro)?
Existe um tema muito interessante e que atormenta muitas pessoas que estão em procissão para comprar um carro: Qual tipo de motor escolher, 8 ou 16 válvulas? Muitos pré-conceitos e algumas lendas serão desmitificadas neste artigo e você pode descobrir que esta andando em um ótimo carro, não em um mico de mercado.
Ostentar um logotipo “16v” no carro durante boa parte da década de 90 era coisa para carro de luxo no Brasil, até que o cabeçote multi-válvulas começou a chegar nos veículos mais populares com motor 1000. Era comum modelos como Palio 1.0 16v, Corsa 1.0 16v, Gol 1.0 16v, mas onde foram parar esses carros?
Hoje são poucas as fábricas que apostam suas fichas na tecnologia multi-válvulas no Brasil nos carros que estão na base da pirâmide veícular, os chamados veículos populares, pois alguns problemas “queimaram o filme” deste tipo interessante de motor.
Motor C20XE que equipava o Vectra GSi tinha baixo consumo e 150 cavalos
O que era símbolo de status passou a ser fonte de dor de cabeça para as fábricas, pois investiram muito dinheiro nesses motores com cabeçotes modernos e o consumidor não deu a resposta que eles esperavam.
Pode parecer mais caro para uma fábrica montar um motor multiválvulas no Brasil, porém a verdade é que somos um dos poucos países que ainda prefere o motor com 2 válvulas por cilindro, gerando mais gastos com desenvolvimento de tecnologia local.
O motor Chevrolet C16XE 1.6 16v entregava 106cv em 1995 graças as 16 válvulas
Na Europa, onde o cabeçote multiválvulas se espalhou com mais velocidade, o motorista que possui um carro com motor de baixa capacidade cúbica entende que tem um carro com motor fraco e acha mais importante a ecônomia que este tipo de motor faz.
Já no Brasil a história é outra. O Brasileiro médio acha que carro dá poder e status, então arrancar na frente do companheiro de semáforo é um item considerado ao se comprar um carro e essa mania deixa as fábricas com o juizo quente pois tem que inventar combinações inexistentes em todo o mundo.
O Fiat Tempra foi o pioneiro no Brasil em tecnologia multi-válvulas
Como os motores multiválvulas mais antigos possuem uma letargia em baixas rotações, criou-se a fama de que carro 16v é fraco. A indústria trabalhou em soluções para este problema, mas o estrago já estava feito e os carros 16v passaram a encalhar no estoque.
Hoje temos motores com cabeçotes que minimizam o baixo torque em rotações mais baixas modificando o tempo de abertura das válvuas de diversas formas que serão abordadas em outro artigo, porém você pode reconhecer um carro equipado com este tecnologia quando traz siglas como VVT, VVTi ou VTEC.
Além disso podemos também ter coletores de admissão com geometria variável como no motor 1.8 16v que equipava a Chevrolet Meriva. Com 122 cv e 17,3 mkgf, este motor consegue entregar todo o torque a 3600 rpm, uma rotação muito baixa para este tipo de motor, quebrando o mito por vez de que motor 16v sempre é fraco em baixas rotações.
Motor 1.0 16v Turbo utilizado no Gol foi um dos belos exemplos da tecnologia 16v
Estes motores 16v são projetados para trabalhar em maiores rotações e são muito gostosos de acelerar. Um bom exemplo de motor fraco em baixa rotações mas muito bom de ser acelerado era o motor 1.6 16v do Fiat Palio lançando em 1996 que associado a um escalonamento de cambio muito bom era divertido de ser guiado.
Porém o motorista padrão quer sair do semáforo rápido, passar as marchas e depois diminui-las o mínimo possível e ai que aparecem as falhas dos motores 16v. Como ele tem maior vazão de ar e combustível, o motor acaba tendo uma menor eficiencia volumetrica devido a quantidade maior de combustível a ser queimado.
Motor Honda equipado com comando variável
Porém o jogo vira quando as rotações sobem. Imagine-se fazendo cooper de manhã cedo na praça do seu condomínio, quando caminha até a praça sua respiração é lenta e controlada, quando chega a pista de cooper e começar a correr, haverá uma maior necessidade de ar para alimentar suas células e nosso corpo sabe como responder a este estímulo.
Em um motor acontece algo parecido. Quando estamos em rotação lenta, a necessidade da mistura ar-combustível a ser queimado é pequena, porém quando o carro é acelerado, esta necessidade aumenta, porém em um motor comum a abertura das válvulas continuará com o mesmo tempo utilizado nas rotações baixas, gerando uma falta de enérgia para completar o trabalho da melhor maneira possível.
Cabeçote de um motor 4 cilindros e 4 válvulas por câmara de combustão
Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.
Já o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.
Cabeçote 8 válvulas: simplicidade ajuda na manutenção
Existem alguns mitos sobre o motor 16v estragaram a reputação de muitos carros interessantes que tinhamos no mercado. As 4 maiores fábricas do Brasil praticamente retiraram de seus catálogos os motores multiválvulas em seus veículos.
Peguem o caso da GM por exemplo que em 1999 tinha em linha os seguintes carros com motores com multiválvulas: Corsa 1.0 16v, Corsa 1.6 16v, Vectra 2.2 16v e Astra 2.0 16v. Ou seja, praticamente do carro pequeno ao maior existiam versões com motores multiválvulas.
A Volkswagem chegou a lançar o motor 1.0 mais moderno do mundo que equipava o Gol 1.0 turbo com 112 cv de potência, comando de válvula variável (VVT) e diversas tecnologias que hoje em dia só encontramos em carros bem mais caros.
A Ford tinha o ótimo motor Zetec 1.4 no Fiesta lançado em 1996, que devido aos comentários maldosos dos mecânicos virou peça de museu. O Escort com o motor 1.8 16v também sofreu muito com a fama de “motor que não podia ser retíficado”.
A Fiat possuía um motor com 20 válvulas nessa época, que equipava o Marea e possuia 5 cilindros, o Palio 1.0 16v, Palio 1.6 16v e depois o Palio 1.3 16v, sendo que os motores 1.0 e 1.3 já pertenciam a família F.I.R.E.
Hoje praticamente não temos mais veículos com cabeçote multiválvulas nessas fábricas. A Volkswagen não tem mais nenhum carro nacional com motor 16v, assim como a GM que aposentou os motores X20XE e X24XE devido a novas normas de controle ambiental.
A Fiat utiliza em boa parte dos seus carro motores com apenas 2 válvulas por cilindro, com excessão do Linea que tem motores 16v tanto nas versões com motor 1.9 ou 1.4 T-jet e do Punto na versão T-jet
A Ford utiliza motores multiválvulas para o Novo Focus equipado com o motor Duratec 2.0, porém a geração anterior é vendida com o motor Zetec Rocam que possui 2 válvulas por cilindro.
Mitos e Verdades sobre carros 16v
Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados específicados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.
Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?
R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.
Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.
Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?
R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.
Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?
R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.
O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade?
R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo. Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias.
ferginando- Sub+1.8
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Idade : 37
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Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
O brasileiro e muito burro e nao gosta de dar manutenção em carro, ai ta o problema do 16v, eles preferem o 8v, brasileiro so dar manutençao no carro quando ele para de tudo e nao pega nem por reza brava, dar tranco empurra morro a baixo, ai num pegou leva na oficina, como a manutençao do 8v e barata tudo que tava ruim quando ele parou de funcionar e mais os problemas que ele fez no carro ao tentar dar o seu jeitinho pro carro funcionar, juntando tudo nao dar nem a metade da manutençao do 16v com os mesmos problemas.
Quer arraqncar na frente do semaforo compra uma moto, maior bobeira esse trem de arrancar, o cara para no sinal com um corsinha(sem preconceito em galera do corsa) ai para um fusion do lada do cara, ai o do corsinha acelera ate o talo quase explode o carro, rotação a quase 6000rpm consumo dobrado, fora o desgaste das pecas que ele ta forçando, so pra andar uns 500 metros, pois depois o corsa nao vai aguentar ficar naquela rotação o tempo todo pois nao tem necessidade, ai vem o do fusion e passa tranquilo sem forçar e o principal consumindo o mesmo tanto de combustivel do normal, e nao o consumo dobrado por alguns metros na frente de outro carro.
Axar que um carro baum e um carro que sai do semaforo rapido, nao e nada disso essa e a desculpa mais esparrapada que ja ouvi, o brasileiro nao gosta e dar manunteção em carro, gosta de andar,andar e so para pra arrumar quanto ele para de tudo.
Manter 16v e caro, mais fazendo no tempo certo vai ter um carrao pra todo a vida.
Carro 16v e manuntençao preventiva fi e nao manutenção corretiva.
So sabe o quanto o motor 16v e baum so quem tem fi.
Quem tem 16v deve concordar comigo.
Obs:(gol 1.0 16v turbo. o motorzinho que era baum, e pelo preço que ofereciam na epoca, com um jeitinho vc colcava mais potencia sem precisar forjar nada, mais o brasileiro avacalhou tudo deixou sujar o nome 16v, as fabricar pararam de fabricar os carros)
Mais estao todos mudando ate que enfim esse preconceito esta acabando, hoje a maioria do carros estao saindo 16v, pesquisem as montadoras que estam lançando os carro zero ai fi.
Fika a dika vei.
Quer arraqncar na frente do semaforo compra uma moto, maior bobeira esse trem de arrancar, o cara para no sinal com um corsinha(sem preconceito em galera do corsa) ai para um fusion do lada do cara, ai o do corsinha acelera ate o talo quase explode o carro, rotação a quase 6000rpm consumo dobrado, fora o desgaste das pecas que ele ta forçando, so pra andar uns 500 metros, pois depois o corsa nao vai aguentar ficar naquela rotação o tempo todo pois nao tem necessidade, ai vem o do fusion e passa tranquilo sem forçar e o principal consumindo o mesmo tanto de combustivel do normal, e nao o consumo dobrado por alguns metros na frente de outro carro.
Axar que um carro baum e um carro que sai do semaforo rapido, nao e nada disso essa e a desculpa mais esparrapada que ja ouvi, o brasileiro nao gosta e dar manunteção em carro, gosta de andar,andar e so para pra arrumar quanto ele para de tudo.
Manter 16v e caro, mais fazendo no tempo certo vai ter um carrao pra todo a vida.
Carro 16v e manuntençao preventiva fi e nao manutenção corretiva.
So sabe o quanto o motor 16v e baum so quem tem fi.
Quem tem 16v deve concordar comigo.
Obs:(gol 1.0 16v turbo. o motorzinho que era baum, e pelo preço que ofereciam na epoca, com um jeitinho vc colcava mais potencia sem precisar forjar nada, mais o brasileiro avacalhou tudo deixou sujar o nome 16v, as fabricar pararam de fabricar os carros)
Mais estao todos mudando ate que enfim esse preconceito esta acabando, hoje a maioria do carros estao saindo 16v, pesquisem as montadoras que estam lançando os carro zero ai fi.
Fika a dika vei.
Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
Cara, as montadoras tradicionais só tem 16v em seguimentos superiores.....a GM, VW, fiat e ford não tem 16v nos populares....só tem 16v nos populares as montadoras mais novas de Brasil como renault, pegeout...
ferginando- Sub+1.8
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Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
isso mesmo, ai ja mostra como os 16v sao superiores. se eles fossem ruins eles seriam os mais baratos, brasileiro gosta e de trem barato e que nao dar manutenção e que dure o maximo possivel.
O povo burro!!!!!!!!
O povo burro!!!!!!!!
Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
poh mais pensa um pouquinho...muitos brasileiros usao o carro pra trabalhar,ih num tem tempo nem de dexar o carro na oficina pra trocar o oleo, sao pessoas que trabalhao em orario comercial...ih num podem dexar o carro parado...ou seja, usao o carro para trabalhar, um carro que presiza de mais manutençao pra essas pessoas nao compensao, muitas dessas pessoas optam por ter 2 carro por esse motivo...um pra trabalho com baixo custo de manutençao ih pouca manutençao, e um mais potente esportivo...geralmente 16v ou ate msmo mareiao 20v...
maverik- 1.8 user
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Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
o problema foi tmabem das montadora,,, que lançaram o 16v. mas aqui no brasil na epoca não tinha mão de obra especializada.... hoje isso ja ta se resolvendo...
eu não abro mao de 16v - 20v.... quem tem conhece e sabe do que to falando!!!!
Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
hj em dia o povo num tem medo do 16v...tem medo do comercio dele...+ vc tem mareia...vai vender um gol 16v...um palio...aparece 1.000 caras...quando ce fala 16v ja faz aquela cara....os 1.000 ou desistem ou achao otro carro...
maverik- 1.8 user
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Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
Isso é verdade... mas isso ta passando... que é inteligente e entende das coisas,,, faz essa cara não...
agora esses que é maria vai com as outras, que não sabe nem a hora q vai cagar... é sempre assim msm
Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
intao cara eu ia pega um golzin 16v....porem meu tio ki é mecanico...falo ki num era bom comprar melhor um 8v...ai se ja viu ne?...como era nome da minha mae...ela encheu saco kis dexa pega o 16 nem fudendo...
maverik- 1.8 user
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Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
e vou te falar a verdade...se for pegar gol...não pega 16v....é bomba certa....uma coisa é vc comprar zero....agora usado, não entre....vai saber se o cara dava manutenção, se usava óleo certo....se o cara não cuidava direitinho....a bomba estoura na sua mão!!!
ferginando- Sub+1.8
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Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
se e??????????
E vc ta querendo o turbo hein!!!!
La e 20v fi!!!!!!!!!!!!
E vc ta querendo o turbo hein!!!!
La e 20v fi!!!!!!!!!!!!
Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
o negocio e o cara ta feliz o resto vem do bolso kkkkkkkkkkkk
Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
meu fi... eu plano é a Marea Turbo fi... so não vou impolgar d+ e correr.. pq se não pego bomba... to pegando os contato... olhando certinho o caminho bom pro meu projeto... depois so diversão!!!
Re: Mitos e verdades sobre motores 8v e 16v
Como vimos a culpa e das montsdoras que rrouxeram carros
16 valvulas pra um mercado que estava acostumado com a mecanica
barata nos APs e CHTs da vida ai pegam carros que exigem mais cuidado
e da no que da. E infelizmebrw gera o preconceito em carros muktivalvulas.
Mas hoje em da ta mudando muito antes tamanho era documento.
Estava lendo de um motoa novo d Ford o Ecoboost.
E um motos de 3 cilindros turbo injecao direta que gera 112cv o mesmo que um
1.6.
Os tempos estao mudando quantos menos melhor.
Acho bacana essas discursoes.
Bjnda
16 valvulas pra um mercado que estava acostumado com a mecanica
barata nos APs e CHTs da vida ai pegam carros que exigem mais cuidado
e da no que da. E infelizmebrw gera o preconceito em carros muktivalvulas.
Mas hoje em da ta mudando muito antes tamanho era documento.
Estava lendo de um motoa novo d Ford o Ecoboost.
E um motos de 3 cilindros turbo injecao direta que gera 112cv o mesmo que um
1.6.
Os tempos estao mudando quantos menos melhor.
Acho bacana essas discursoes.
Bjnda
Colecionador- Admin + V6
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