O poder do ronco [materia sobre escape]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O poder do ronco [materia sobre escape]

Mensagem por ferginando em Sex Dez 30, 2011 4:59 pm

Pode parecer apenas um tubo para conduzir fumaça , mais não se engane , o escape é muito importante para a performance de um motor:


Claro que a função principal do escape é encaminhar os gases resultantes da queima da mistura ar combustivel para atmosfera. Só que , em um sistema de alta performance ou competição , com coletor tubular , catalizador e abafador livre e tubo de diametro correto , é possivel ganhar potencia e torque , Até a curva de um motor sofre efeito direto do dimensionamento de um escape.

Sabe o que um sistema restrito pode fazer em um motor rojão???
O mesmo motor V8 6,2 dos Mercedes AMG rende 463 cv no C 63 , com um ronco belissimo , Nos S 63 e SL 63 , esta potencia salta para 532 vc , A maior diferença esta justamente no escape e , consequentemente na calibração da injeção.Ocorre que o cofre do motor da serie C limita um formato ideal para os coletores e isso não acontece nos S e SL , com cofres que acomodam até motores V12.

Se a ideia é extrair potencia , o ideal ér começar do catalizador para traz , em carros aspirados , da para ganhar uns 5 cv. Nos motores superalimentados , mais sensiveis as restrições de escape , espere pelo menos 10cv.

Em casos extremos , como carros de arrancada turbinados , um tubo de diametro inadequado rouba dezenas de cv , aumenta a contrapressão e a temperatura das camaras de combustão .
Alem de pouco potentes , um propulsor destes fica sujeito a quebras frequentes.
Como regra geral: um tubo de 2´´ suporta 100cv,2.25´´uns 150cv,2.5´´até 250cv , e de 3´´ acima disso.

Cuidado com exageros nos aspirados, escapes com diametro exagerado fazem o motor perder rendimento pq diminuem a velocidade dos gases , Nos turbinados da para exagerar e ganhar em todas as faixas de utilização , ja que a propria turbina mantém a velocidade de exaustão elevada.
Para quem esta disposto a encarar com seriedade uma preparação , os coletores tubulares dimensionados são obrigatorios . A grande vantagem sobre os coletores fundidos originais vai muito além de um simples ganho de fluxo.Comprimento e diametro dos tubos e desenho do componente não só geram potencia , como tambem alteram as curvas de um motor.
Coletores do tipo 4 em 1 onde os quatros cilindros entram no mesmo difusor , privilegiam rendimento em altas rotações. Os tri Y com disposição 4 em 2 em 1 (cad 2 cilindros se unem em um difusor ) aumentam torque e potencia em faixas intermediarias.
Dutos primaris (os canos que ligam o cabeçote.ao difusor)longos favorecem a entrega de potencia em rotações elevadas.dutos mais curtos melhoram a resposta em baixas rotações.
Para um carro de rua , , os coletores com tubos de 80cm de comprimento são mais adequados pois rendem bem em entre 5.000 e 6.000 rpm . Coletores mais curtos em 2 a 4 cm apenas são indicados para competição , onde a faixa de utilização d rpm é mais la em cima.
Como os gases fluem melhor em temperaturas mais altas , o material tambem interfere no rendimento , aço inox, e inconel (uma liga de ferro , cromo e niquel ) são mais indicados pela grande capacidade de retenção de calor.Inconel é caro e raro , e caso seja impossivel investir em peças de inox , da para revestir os componentes com mantas térmicas , ou banho cerâmico , que tambem retem calor.

Material extraido da revista Full Power edição 79 de 2007.

_________________
avatar
ferginando
Sub+1.8
Sub+1.8

Mensagens : 1045
Data de inscrição : 29/03/2011
Idade : 30
Localização : Ipatinga

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O poder do ronco [materia sobre escape]

Mensagem por Albeny (Nakappa) em Qua Jan 11, 2012 12:11 pm


BACANA D+... SABE D+ ESSE MENINO

_________________


...sempre Kadetteiro!!!
avatar
Albeny (Nakappa)
Admin + V6
Admin + V6

Mensagens : 1932
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 31
Localização : Timoteo - MG

Ver perfil do usuário http://www.carangosduvale.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum